HomeNatação Hidroginástica para que serve – Descubra tudo sobre

 Hidroginástica para que serve – Descubra tudo sobre

Normalmente, as atividades na piscina, como a hidroginástica, são e podem ser realizadas por pessoas de todas as idades, ou seja, por aqueles que possuem pouco ou muito condicionamento, além ainda de ser uma ótima terapia em casos de lesões, e uma boa atividade para as grávidas.

A hidroginástica é conhecida por apresentar um diferencial das outras atividades físicas, pois é realizada na água, não apresenta qualquer dor, transpiração ou sensação de exaustão, mas sim um efeito de relaxamento dos músculos e do alívio das tensões.

Assim, entre os principais benefícios da hidroginástica, pode-se destacar que as atividades na piscina podem melhorar o condicionamento dos músculos, além da resistência cardiorrespiratória, trabalha toda a flexibilidade, o desenvolvimento dos grupos musculares, a tonificar os músculos dos braços, glúteos, pernas, entre outros.

Saiba mais sobre o que é e para que serve a hidroginástica

Há muitos anos atrás existiam uma ideia de que a hidroginástica era somente um exercício físico realizado por pessoas da terceira idade e que precisavam realizar algum tipo de esporte para poderem se recuperar de alguma lesão, sair do sedentarismo, entre outros fatores.

Assim, aquelas pessoas que frequentam as academias já começam a notar que tal cenário tem mudado, onde os praticantes são cada vez mais jovens que estão buscando uma melhor qualidade de vida, melhorando a sua saúde por meio das atividades realizadas na água.

Além disso, por ser um exercício físico que não garante muito impacto sobre as articulações e os músculos, essa modalidade de atividade vem adquirido diversos adeptos que estão querendo melhorar o condicionamento físico.

Em relação ao que é a hidroginástica, essa teve a sua criação na Alemanha com a intenção de garantir as pessoas da terceira idade uma maneira de se exercitarem, para que obtivessem uma melhor qualidade de vida sem que existissem qualquer dano à saúde.

Mas, logo na década de 80, a hidroginástica já chegou nas piscinas do território nacional com a intenção de reabilitar as pessoas que tiveram algum tipo de lesão realizando alguma atividade aeróbica.

Dessa forma, os exercícios realizados na água são bem mais agradáveis e menos cansativos pelo fato das pessoas não sentirem dores e nem transpirarem. Além disso, o ambiente em que as aulas são realizadas, são geralmente muito divertidos, com música e incentivo dos professores.

Qual é a indicação para hidroginástica?

Normalmente, a hidroginástica é indica para aquelas pessoas de todas as idades, com sedentarismo e que nunca fizeram nenhuma prática de atividade física, além ainda de pessoas que apresentam baixo condicionamento físico, idosos e gestantes.

Assim, pode-se dizer que a realização da hidroginástica não ocasiona em nenhum risco para a saúde, porém para poder praticar como atividade física, é preciso que você passe por uma avaliação médica.

Além disso, para praticar a hidroginástica, não é necessário o uso de uma roupa específica, mas somente maiô ou sunga, touca, e para que achar que for preciso, uma sapatilha de borracha e específica para hidroginástica.

Portanto, se você gostou de descobrir tudo sobre para que serve a hidroginástica, procure se matricular em uma academia e beneficie de toda esses benefícios e qualidade de vida que tal exercício físico pode garantir para a sua saúde.

 

 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS