HomeNataçãoHidroginástica aulas – Veja dicas que separamos para você

Hidroginástica aulas – Veja dicas que separamos para você

Se você possui medo de praticar as aulas de hidroginástica por não saber nadar, saiba que a água da piscina provavelmente irá chegar somente até os seus ombros e, por isso, não ocorre qualquer perigo de você se afogar. Além disso, você sempre será acompanhado de um profissional que não irá deixar que nada ocorra.

Geralmente, em algumas academias existem piscinas que possuem água quente, o que acaba favorecendo a prática dessa atividade física até mesmo no inverno.

Assim, ela é sempre realizada também, juntamente com o professor, fora da água, onde vão sendo realizado movimentos aeróbicos, como pular, correr, levantar os braços, entre muitos outros, sempre seguindo o ritmo da música, a qual é bastante contagiante.

Quais são os benefícios da hidroginástica para a saúde

A hidroginástica, além ainda de garantir a perda de peso, é capaz de proporcionar muitos outros benefícios para a saúde, pois ela é capaz de aumentar o metabolismo e a flexibilidade e melhorar a circulação sanguínea, casando menos impacto nas articulações.

Além disso, a atividade melhora ainda a capacidade respiratória e ajuda a aumentar a autoestima, melhorando ainda a concentração, o sono, o relaxamento e o bem-estar.

E para melhorar ainda mais, outro benefício é que você sai da piscina sem nenhum pingo de suor e sem a sensação de fadiga, o que é muito comum em outros tipos de atividades físicas, como a caminhada, corrida ou bicicleta.

Já em relação as contraindicações, a hidroginástica pode ser realizada por qualquer pessoa, pois ela é de baixo impacto. Assim, pessoas idosas podem também se beneficiar muito com ela, além das pessoas que possuem problemas nas articulações.

Quais são as aulas de hidroginástica? Veja as dicas abaixo

  • O exercício cardiovascular é capaz de ajudar muito na perda de peso, melhorando a resistência e tonificando os músculos, porém você pode acha-lo bastante difícil fazer algumas partes, como correr sem se machucar ou se cansar muito.

No entanto, exercícios sem pesos, por outro lado, garantem que você trabalhe o seu coração sem acabar estressando o seu corpo, e com isso, a água pode lhe oferecer um ambiente bastante agradável para as juntas, pois ela é capaz de suportar seu corpo, o que permite que você faça movimentos que mais complicados e impossíveis de serem feitos em solo.

Assim, procure experimentar realizar a aeróbica aquática, o nado shaw ou a caminha aquática.

  • Já no caso dos treinos de resistência, esses ajudam muito a melhorar a postura, além do consumo das calorias, da aparência e do desempenho da musculatura.

No caso dos exercícios na piscina, eles ajudam a melhorar a força muscular, pois todo o movimento é capaz de empurrar a água. Assim, tente acompanhar os exercícios com os acessórios, como macarrão, halteres, faixas de látex, entre outros, os quais aumentam a intensidade dos esforços

Nesse caso, busque experimentar realizar o exercício de aeróbica aquática, alongamento aquático ou pilates aquático.

  • Por fim, os exercícios de flexibilidade podem ajudar muito a melhorar a postura, além dos movimentos e do humor. Assim, alongamentos simples antes e após os exercícios podem ajudar na prevenção de ferimentos dos músculos e nas juntas.

Com isso, o mais indicado é a yoga aquática, pilates aquático e Ai Chi, os quais ajudam na melhora do humor, postura, força e movimentos.

Portanto, as aulas de hidroginástica, como o próprio nome já diz, é uma ginástica realizada na água, e caso você encontre dificuldade em realiza-la, busque uma academia adequada, que seja divertida e que mais lhe agrada.

 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS