Exercícios anaeróbicos

2
6168

Os exercícios anaeróbicos fazem com que nossos músculos consumam combustível de maneiras que não exigem a presença de oxigênio.

Um exercício anaeróbico (que literalmente significa “sem oxigênio”) se baseia em um conjunto exclusivo de processos metabólicos descritos resumidamente abaixo.

Esses processos ocorrem quando nossos corpos estão se movendo em um nível de intensidade que empurra nossa frequência cardíaca acima de 80% de sua velocidade máxima. Entenda mais os exercícios anaeróbicos.

O que são exercícios anaeróbicos?

Os exercícios anaeróbicos podem beneficiar nossa saúde em geral e podem fornecer excelente suporte a um regime de condicionamento bem equilibrado.

– Mas à medida que você adiciona um componente anaeróbico à sua rotina, pode ser útil saber mais sobre o que essas vias anaeróbicas fazem para nosso corpo e por que as temos em primeiro lugar.

  • Uma melhor compreensão da atividade muscular anaeróbica pode ajudá-lo a aumentar a força durante curtos períodos de atividade intensa, o que pode ter um efeito poderoso no treinamento esportivo.

Como funcionam os exercícios anaeróbicos?

À medida que começamos a nos exercitar e aumentamos constantemente nossos níveis de atividade, nossa frequência cardíaca acelera para acompanhar a crescente demanda de oxigênio e combustível do nosso corpo.

– Para funcionar, as células musculares necessitam de oxigênio (fornecido pelos pulmões) e energia, que é inicialmente fornecida pelo glicogênio armazenado no tecido muscular.

– Uma vez que o glicogênio muscular é esgotado, o corpo se transforma em glicose fornecida pelo fígado e gordura retirada do armazenamento e metabolizada na presença de oxigênio.

  • Durante os exercícios anaeróbicos, em que a frequência cardíaca fica abaixo de 80%, nossos músculos dependem do oxigênio e dessas três fontes de combustível: glicogênio, glicose e gordura.

– Todos os três são usados ​​ao longo do tempo. Quando precisamos de uma súbita explosão de velocidade, as vias aeróbicas são contornadas e nossos músculos captam essas reservas usando um processo não dependente de oxigênio ou anaeróbico.

– Quando pressionamos nossa frequência cardíaca acima de 80%, essas vias anaeróbicas são ativadas.

  • Quando isso acontece, passamos por uma poderosa explosão de força que pode durar apenas alguns segundos ou cerca de dois minutos.
  • Durante esse tempo, os subprodutos do ácido láctico do metabolismo muscular, que geralmente são eliminados pela corrente sanguínea, ficam em segundo plano.
  • Isso causa uma sensação de queimação em nossos membros que coincide com a exaustão quase imediata e a completa falência muscular.

Os benefícios dos exercícios anaeróbicos

Os exercícios anaeróbicos podem aumentar a força muscular, que é uma das principais razões pelas quais ele é adotado por treinadores em todos os lugares.

– O treinamento anaeróbico regular também melhora e condiciona as fibras musculares especializadas (frequentemente chamadas de músculos de contração rápida) que são acionadas quando o corpo precisa dessas pequenas reservas de fosfato e glicogênio.

– Quando a via anaeróbica entra em ação, músculos de contração rápida bem desenvolvidos são mais rápidos para responder e melhor recuperados depois.

– O exercício anaeróbico, especialmente o treinamento de resistência e atividades de alto impacto como pular corda, pode aumentar a resistência óssea.

Isso pode afastar os efeitos da osteoporose e tornar nossos ossos mais resistentes a fraturas.

Pode uma rotina de treino saudável envolver apenas exercícios anaeróbicos?

Um caminho equilibrado e saudável para o condicionamento físico deve incluir uma combinação de exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

Muitos exercícios anaeróbicos sem componentes anaeróbicos pode negligenciar a força da parte superior do corpo e impedir o desenvolvimento de músculos de contração rápida e reservas de combustível anaeróbicas.

Sabendo tudo sobre os exercícios anaeróbicos você se torna capaz de participar desse estilo de prática física e obter todos os seus benefícios para uma rotina mais saudável!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here