HomeAbdominalÉ POSSÍVEL PERDER GORDURA LOCALIZADA?

É POSSÍVEL PERDER GORDURA LOCALIZADA?

Passe algum tempo navegando nas redes sociais e é quase certo que você vai ver um anúncio promovendo perda de gordura localizada. Esses anúncios se baseiam num conceito conhecido como “redução localizada”, alegando que você pode queimar gordura em uma área específica do corpo, geralmente a barriga, com exercícios ou treinos especialmente elaborados.

 

É comum também ver anúncios promovendo dietas especiais, pílulas e suplementos que irão “queimar gordura” em áreas específicas. Esses anúncios normalmente apresentam fotos impressionantes de antes e depois tiradas com semanas de intervalo, o que os fazem parecer confiáveis.

"É POSSÍVEL PERDER GORDURA LOCALIZADA?"
“É POSSÍVEL PERDER GORDURA LOCALIZADA?

Infelizmente, a redução localizada de gordura é um mito! Simplesmente não é possível atingir um local específico para a perda de gordura.

 

Para entender por que a redução de gordura localizada é um mito, é importante entender como a gordura corporal é armazenada e utilizada. Nossos corpos estão programados para acessar e queimar todas as reservas de gordura disponíveis para obter energia, não importa onde estejam!

 

Como nosso corpo armazena gordura?

 

A gordura armazenada em nosso corpo assume a forma de triglicerídeos, que são um tipo de molécula de gordura que podemos usar como energia. Cerca de 95% das gorduras alimentares que consumimos são triglicérides e, quando comemos, o nosso corpo também converte qualquer alimento não utilizado como energia em triglicerídeos.

 

Os triglicerídeos são armazenados em células especiais chamadas adipócitos que são liberados na corrente sanguínea e então transportados para o tecido adiposo – tecido que mais comumente chamamos de gordura corporal.

 

Essa forma de gordura é encontrada em todo o corpo, mas é armazenada principalmente como gordura subcutânea sob a pele e como gordura visceral ao redor dos órgãos internos.

 

Essa gordura serve como uma reserva de energia vital, com o nosso corpo utilizando os triglicerídeos armazenados para fornecer energia durante períodos de exercício prolongado. Também utilizamos essas reservas quando estamos fazendo dieta e jejuando.

 

No entanto, ao contrário do que muitos anúncios de redução localizada querem nos fazer pensar, os nossos músculos não conseguem acessar diretamente reservas específicas de gordura quando nos exercitamos!

 

Como a gordura se transforma em energia?

 

Nosso corpo utiliza um processo chamado lipólise para converter os triglicerídeos em ácidos graxos livres e glicerol, que são então carregados através da corrente sanguínea para serem utilizados como energia pelos músculos.

 

Como resultado, as reservas de gordura que utilizamos como energia quando nos exercitamos vêm de todas as partes do nosso corpo e não apenas das áreas que queremos perder gordura!

 

As pesquisas científicas comprovam que essa é a forma como o nosso corpo queima gordura quando nos exercitamos, confirmando que a redução de gordura localizada não passa de um mito.

 

Por exemplo, um estudo clínico de 12 semanas não encontrou nenhuma melhora na redução da gordura abdominal entre pessoas que realizaram um treinamento de abdominais em comparação com aquelas que fizeram apenas dieta.

 

Um outro estudo, uma meta-análise de 13 estudos envolvendo mais de 1.100 participantes realizada em 2021, descobriu que o treinamento muscular localizado não provoca nenhuma redução nos depósitos de gordura localizada. Ou seja, exercitar uma parte específica do corpo não reduz a gordura nessa parte do corpo!

 

Logo, a crença popular de perda de gordura localizada não passa de ilusão alimentada por estratégias de marketing enganosas, às vezes por meio de influenciadores nas redes sociais e também por empresas de procedimentos estéticos interessadas em aumentar seu faturamento.

 

Como fazer para emagrecer?

 

Perder gordura com sucesso se resume a perder peso gradativamente em pequenas quantidades mas de maneira constante e sustentável. Isso se dá através de ciclos, com períodos de perda de peso, seguidos de períodos de manutenção de peso e assim por diante, até atingir seu peso ideal!

 

Toda atividade física ajuda a queimar gordura corporal e preservar a massa muscular. Isso levará a uma mudança na forma do seu corpo ao longo do tempo e também lhe ajudará no controle de peso a longo prazo.

 

Contrariamente à crença popular, uma das atividades mais recomendadas para perder peso é a musculação!

 

Como o músculo é mais metabolicamente ativo do que a gordura (o que significa que queima mais energia do que a gordura), uma pessoa com maior massa muscular terá uma taxa metabólica de repouso maior do que alguém com o mesmo peso corporal e maior massa gorda. Quanto maior sua taxa metabólica, maior seu gasto total de energia, mesmo quando você não está se exercitando!

 

Finalmente, você precisa também fazer uma alimentação inteligente, senão você corre o risco de ganhar de volta todas as calorias gastas com os exercícios!

 

Mas onde fazer musculação com segurança e um bom acompanhamento? Onde você pode ter acesso a um acompanhamento nutricional para ter uma boa alimentação sem passar fome?

 

 Vem para a Pratique! Aqui nós te ajudamos a ser mais feliz e saudável!

 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS