Deitar na cama, rolar de um lado para o outro esperando o sono chegar, mas sem êxito. No outro dia, você parece cansado, abatido, sem ânimo, pois afinal, você não dormiu nada. Essa cena se repete com milhares de pessoas todos os dias, e você pode ser uma delas. Mas você sabia que a insônia pode estar ligada à falta da prática de exercícios físicos?

Sim, o sedentarismo pode ser uma mola propulsora para a sua falta de sono e você pode nem saber. Felizmente, esse é um problema que você pode resolver, basta você querer.

Entenda como a falta de exercícios físicos podem reduzir a qualidade do seu sono.

A insônia pode estar ligada à falta da prática de exercícios físicos! Atenção!

insônia pode estar ligada à falta da prática de exercícios físicos

Se a sua rotina é, todos os dias, acordar, se arrumar, trabalhar e voltar para casa à noite, sentar no sofá e depois, tentar dormir, mas sem sucesso, cuidado! Pois o sedentarismo está acabando com você.

Para início de conversa, e para que você possa entender mais sobre o assunto, é preciso que você entenda que quem manda em nosso organismo são os hormônios.

Eles é quem decidem nosso estado de humor, nossa disposição e até mesmo, nosso peso.

Quanto mais em equilíbrio eles estão, mais qualidade de vida você tem. Porém, quando acontece ao contrário, o corpo sente de diversas formas, manifestando diversos sintomas, um deles, a insônia.

Como funciona o sistema de sono

Para que o organismo entenda que é hora de dormir, aos poucos ele libera um hormônio chamado melatonina. Ele passa a ser produzido principalmente à noite, quando está escuro, ou seja, com a falta da luz do sol.

É assim que o seu corpo avisa para o seu cérebro que é noite, e ele então passa a liberar esse hormônio para você dormir.

Mas um corpo em desequilíbrio hormonal não consegue realizar esta atividade, o que te faz perder o sono.

E como se livrar deste problema?

insônia pode estar ligada à falta da prática de exercícios físicos

Há quem, logo de início, busque por alternativas farmacológicas, como calmantes naturais e chás. No entanto, se esquecem de um poderoso aliado, o exercício físico.

Isso porque, a prática regular de exercícios físicos ajuda no equilíbrio hormonal,  que, consequentemente, vai ajudar o seu organismo na produção de melatonina.

E não é só isso, porque praticando exercícios físicos você promove o relaxamento da tensão muscular, além de ter sensações de bem-estar e calma, ocasionados pela liberação de hormônios responsáveis por estas sensações que acontece logo após a prática do exercício.

Tudo isso, permite que o seu organismo funcione de maneira adequada, e assim, você conseguirá dormir na hora certa.

E aí, já praticou exercícios hoje?

Não sabe por onde começar? Então venha para a Pratique! Estamos esperando por você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here