Para muitas mães é uma grande dúvida saber como voltar as atividades físicas após o pós-parto, separamos algumas dicas para melhor esclarece-las.
A pratica de atividade física é essencial em todas as fases da vida de uma mulher, além de proporcionar bem-estar físico e mental auxilia na queima de calorias e manutenção do peso.
Muitas mulheres no pós-parto encontram muita dificuldade em recuperar o corpo de antes da gravidez e recorrem aos exercícios físicos para tenta-lo, porem as vezes acabam fazendo de forma errada e prejudicando outras funções do seu organismo.
Quando e como voltar as atividades físicas após o parto
Cada mãe terá o seu próprio tempo de recuperação, é preciso que antes de qualquer coisa a lactente consulte seu médico e espere a liberação dele.
Os tipos de parto também podem gerar variação em relação ao tempo de repouso, a cessaria demanda um pouco mais de tempo devido a recuperação tecidual ser mais lenta.
Aproximadamente em torno de 30 a 40 dias os médicos costumam a liberar os exercícios mais leves e de menor duração, pois sua energia estará voltada na produção de leite, nestes casos é necessário também a orientação de educadores físicos para a execução correta.
Atentar-se a alguns cuidados é fundamental, usar sutiãs de alça mais larga ou tops para dar maior sustentação aos seios que agora são mais pesados é um dos principais.
A academia Pratique Fitness conta com um time de profissionais para te ajudar neste momento, conheça nosso site https://pratiquefitness.com.br/ e nossos planos para te ajudar neste momento.
Quais atividades recomendadas e quais não são recomendadas
Comece devagar e vá no seu ritmo, se você já praticava algum exercício físico antes do parto será mais fácil retomar, as gestantes mais sedentárias ou que precisaram fazer repouso mais intensa poderão começar a se exercitar mais de forma mais lenta e gradual.
Aguardar a liberação do médico é fundamental para respeitar o tempo correto de repouso e readaptação do seu corpo.
As atividades recomendadas para as mamães:
- Caminhadas;
- Hidroginástica;
- Ioga junto com o bebe;
- Musculação;
- Ginástica localizada;
- Alongamentos;
- Pilates;
- Alguns podem ser feitos em casa como: agachamentos, abdominais e exercícios para as pernas.
Algumas atividades físicas que não são recomendadas como:
- Exercícios de alto impacto;
- Atividades envolvendo bolas ou outros objetos;
- Esportes radicais;
- Acrobacias muito elaboradas
Cuidados que devem ser tomados
O pós-parto ainda que tenha sido tranquilo é um momento delicado em que a mulher necessita de cuidado especiais.
Se o parto foi normal a recuperação é mais rápida as atividades físicas ajudam a reestabelecer o alongamento normal dos tecidos e músculos abdominais e pélvicos.
Já nos casos de parto cesariana os cuidados são um pouco mais demorados e especiais, pois além de o corpo da mulher necessitar do tempo para voltar os tecidos a normalidade é necessário o repouso enquanto ainda não foram retirados os pontos.
É preciso dar o tempo certo para o corpo se recuperar do corte e estar preparado para receber atividades mais intensas.
Para as mães que amamentam também existem alguns cuidados, a pratica de atividade física muito intensa pode prejudicar a produção de leite, sendo recomendado exercícios mais leves e de menor duração.
A própria produção de leite e amamentação exclusiva já induz a uma queima de calorias muito maiores para as mães.
Vale lembrar que é recomendado que a lactente consulte seu médico para a autorização da pratica de atividades físicas e a procura por profissionais de educação física para a execução correta dos mesmos.
Com estas dicas esperamos que tenha sanado suas dúvidas em relação a como voltar as atividades físicas após o parto e contribuído para uma melhor qualidade de vida.