O Taekwondo é um sistema de exercícios simétricos ou técnicas de corpo projetado para defesa pessoal e contra-ataque em combate desarmado, fazendo uso das mãos e pés como armas de defesa.
O Taekwondo une mente e físico
No entanto, o Taekwondo não é apenas uma habilidade física, é também um modo de pensar e viver. Através de rígida disciplina, o Taekwondo treina tanto o corpo quanto a mente, dando grande ênfase ao desenvolvimento do caráter moral. Em outras palavras, o controle da mente, e a autodisciplina devem acompanhar a graça física.
O treinamento de Taekwondo consiste em endurecer o corpo através da prática das várias formas de ataque e defesa. Esse sistema de combate desarmado envolve a habilidosa aplicação de socos, saltos, chutes, esquivas, bloqueios e ações de sparring; dirigido para o objetivo de neutralizar um agressor. Suas técnicas são principalmente chutes fortes, socos e bloqueio, mas também incluem o uso de movimentos circulares da mão.
Por que o treino de perna é importante?
“Tae” é uma palavra coreana que é sinônimo de “chute”, assim, você já deve ter percebido que eles estão presentes com destaque dentro das técnicas do Taekwondo. Por isso, essa é uma modalidade d eluta que exige muito dos membros inferiores.
Os exercícios de perna são essenciais para os lutadores de artes marciais porque permitem a execução de técnicas de chute com maior força aplicada e com maior eficiência. Esse treino visa fortalecer os músculos da coxa, panturrilha e também do quadril.
Entre as várias técnicas de chute características, existem cinco que se destacam:
- Chute frontal (AP Chagi):
Para que essa técnica funcione o lutador precisa estar posicionado a pelo menos uma perna de distância do seu oponente.
- Chute lateral (Yeop Chagi):
Esse golpe é desferido com o oponente posicionado na sua lateral e você deve ficar com o corpo direcionado para sua frente. Assim, no momento do chute é preciso que você se equilibre em uma única perna enquanto a outra é flexionada para atingir a outra pessoa.
- Chute gancho (Huryo Chagi):
O chute gancho é bastante conhecido no Taekwondo e é desferido quando o oponente está levemente posicionado na sua latera.
É preciso flexionar o joelho da perna utilizada no chute e traze-la para perto do tórax, esticando a perna em seguida e desferindo o golpe. Essa técnica demanda bastante equilíbrio e concentração.
- Chute para trás (Dwi Chagi):
Esse também se configura em golpe muito importante no treino de pernas taekwondo. Nesse caso é preciso ficar de costas para o adversário a certa distância.
A perna é então erguida para a frente, e o joelho deve ser flexionado a fim de conseguir maior impulso. O golpe é desferido para trás enquanto o corpo é girado no mesmo sentido da perna que está desferindo o golpe.
- Chute circular (Dollyo Chagi):
Já na posição do chute, você deve girar o seu corpo com a sola do pé como apoio. Esse movimento de girar será o responsável pela potência infligida ao golpe. Logo após, estique a outra perna em direção ao oponente.
Uma dica muito importante, além de melhorar a técnica, é ter a capacidade de relaxar. Trabalhe nisso. Quanto mais você for capaz de relaxar, mais energia será capaz de armazenar em seus tendões e mais rápido será capaz de mudar de golpe.
Todos os alongamentos e exercícios devem ser supervisionados por um instrutor treinado, a fim de prevenir lesões e garantir que a técnica apropriada seja utilizada. Se você teve uma lesão ou dor, por favor consulte um médico antes de iniciar qualquer programa de alongamento ou exercício.