Celular e academia: Eles combinam?

0
1098

O uso de celular durante as mais diversas atividades cotidianas é um assunto que gera polêmica. Ao mesmo tempo, em que esse recurso nos traz praticidade, já parou para observar que raramente nos concentramos em uma atividade sem pensar, resolver ou conversar sobre outra coisa? Essa falta de concentração causada pelo uso indiscriminado do celular pode prejudicar o desempenho em muitas das atividades que realizamos, dentre elas, o exercício físico.

Mas, isso não quer dizer que a relação entre celular e academia seja impossível. Não sejamos radicais! Só precisamos discutir um pouco essa relação para colocar as coisas no eixo. Então, vamos lá! Você sabe como funciona e como não funciona o uso do celular na academia?

Quando a combinação celular e academia NÃO funciona:

Enviar e responder mensagens durante a prática de exercícios

A troca de mensagens, conforme um levantamento realizado pela Universidade de Kent, é a ação no celular que mais prejudica a dinâmica dos exercícios físicos. Quando você está trocando mensagens, sua atenção e seu interesse se voltam para isso, o envolvimento com o exercício diminui, os batimentos cardíacos também. Isto é, você perde o ritmo! Melhor evitar.

Circular pela academia ou ocupar aparelhos enquanto a atenção está ligada na tela

O espaço da academia não é exatamente o lugar ideal para andar sem olhar por onde anda, concorda? Andar pela academia prestando a atenção no celular pode causar acidentes, tanto para você quanto para os colegas.

Outro hábito que não combina com a academia é ficar mexendo no celular enquanto ocupa um aparelho ocioso. O espaço é coletivo e pode ser que outra pessoa queria utilizá-lo nesse tempo em que você se desligou do treino para se ligar no celular.

Atender ligações durante a prática dos exercícios físicos

Falar enquanto pratica exercícios não é tão prejudicial para a atividade quanto o envio de mensagens, de acordo com a mesma pesquisa realizada pela Universidade de Kent. No entanto, outra pesquisa, realizada pela Performance Enhancement & Health chegou ao seguinte resultado: enviar mensagens e falar ao celular comprometem em até 45% o equilíbrio e a estabilidade durante os exercícios físicos.

Isso significa que o seu desempenho reduz, enquanto o risco de acidentes e lesões aumenta. Com isso, não é preciso pensar muito para chegar à conclusão de que usar o celular é contraindicado durante a atividade física.

[newsletter-shortcode]

Quando a combinação celular e academia Funciona:

Ouvir música

Por outro lado, celular e academia têm, apesar dos pesares, uma afinidade: a música! Escutar músicas adequadas para o tipo de atividade que exercita, que te fazem sentir bem e dão um salto no ânimo só traz benefícios. As mesmas pesquisas mencionadas apontam para isso, então, pode abusar dos fones de ouvido!

Resolver pendências em intervalos, mas…

Às vezes, particularmente no caso de algumas rotinas, usar o celular durante outras atividades, é inevitável. Tudo bem, mas busque fazer isso em intervalos programados e que não prejudiquem o seu desempenho geral.

Contudo, vamos combinar: aproveitar os intervalos para socializar é bem mais interessante, não acha?

Agora você sabe quando a combinação celular e academia funciona e quando não funciona. Considerando que esse uso também diz respeito a um hábito, é tudo uma questão de treino. Então, comece logo a colocar em prática!

Se ficou alguma dúvida: pergunte nos comentários! Quer contar um caso que aconteceu com você nesta associação entre celular e academia? Conte aí, nos comentários. Queremos te ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here