Tudo sobre boxe regras!

0
1062

Se você pretende se matricular em uma atividade física, conheça tudo sobre boxe regras e descubra porque esse exercício está ganhando cada vez mais espaço nas academias, e caindo no gosto dos brasileiros.

Mas muita gente acaba não procurando essa atividade por imaginar que somente pessoas que querem competir podem se matricular. Mas não é verdade! O boxe tem se tornado também uma atividade recreativa.

Entenda tudo sobre boxe regras, e como essa luta pode lhe ajudar a encontrar o equilíbrio com o seu corpo e sua saúde, tornando-se uma pessoa mais ativa e menos sedentária de um jeito divertido.

Boxe regras: o que você precisa saber antes e começar a praticar!

Como todo esporte, o boxe possui algumas normas que precisam ser seguidas para o bem-estar dos participantes, e também para o modo competitivo. Entenda melhor sobre boxe regras!

  • Definição do ganhador:

Quando o boxe está sendo usado como uma competição, existem duas formas de definir quem é o ganhador da partida. Uma delas é a partir da contagem de golpes que um lutador desfere no outro, e a outra é a partir do nocaute.

É importante entender que o boxe pode ser praticado de forma amadora ou profissional, e isso vai muda rum pouco as questões de boxe regras para cada modalidade.

Entenda as diferenças entre as regras de boxe amador e boxe profissional!

Se você quer saber mais sobre boxe regras, veja quais são as principais diferenças entre o boxe amador e boxe profissional. É importante entender isso para se sentir mais à vontade na hora de praticar, e até mesmo definir qual dos dois é o que você quer!

  • Boxe amador:

No boxe amador não há a intenção de adentrar uma competição, e a pessoa pratica sem planejar se tornar um profissional no esporte. Nesse caso, é sempre priorizada a integridade física de ambos os lutadores.

Por isso são usados inúmeros equipamentos de segurança, como capacete, protetor genital e protetor bucal. Tudo isso é para ter certeza que o participante não vai se ferir gravemente.

Nesse caso existem 13 categorias que dividem os atletas segundo seus pesos. Isso também é pensado para que haja um equilíbrio melhor, e um atleta muito forte não entre em uma luta com um que seja muito desproporcional.

  • Boxe profissional:

Já no boxe profissional existem 18 categorias de peso, e os atletas utilizam apenas alguns aparatos de proteção como luvas, protetor genital e bucal.  Mas nessa competição é mais provável que o lutador saia ferido.

As lutas são dividias em 12 round que duram em média 3 minutos.  Nesse tempo, os competidores tentam nocautear o adversário. Quem cai precisa se levantar dentro de 10 segundo caso contrário o round é encerrado com a vitória do outro.

Se não houver nocaute, então o juiz faz uma contagem de pontos de acordo com o número e golpes certeiros desferidos durante a partida.

Posso atingir o meu adversário nas pernas ou nas partes baixas?

Outra informação importante quando estamos falando de boxe regras é sobre os golpes, que não devem ser desferidos abaixo da cintura do adversário. Se isso acontece, o lutador que acertou o golpe perde pontos. Os golpes mais comumente utilizados são:

  • Jab;
  • Cruzados de direita;
  • Cruzados de esquerda;

O boxe regras são sempre pautadas na ética e no profissionalismo, isso serve tanto para a modalidade amadora quanto para quem compete de forma profissional.

Assim como acontece em qualquer luta, há que se priorizar sempre o bem-estar e a vida de todos os participantes, e por isso o boxe regras também inclui algumas normas éticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here