Aula de ritmos, para que serve?

Muitas pessoas resistem às academias exatamente porque não se adequam aos exercícios mais repetitivos das ginásticas tradicionais ou não gostam de musculação. Uma ótima alternativa para quem deseja se exercitar de forma descontraída e eficiente é a aula de ritmos, para que serve..

Preparamos um texto com mais informações para que você saiba tudo sobre aula de ritmos, para que serve?

O que é a aula de ritmos?

Se você quer saber sobre aula de ritmos, para que serve, é importante considerar primeiramente que essa é uma atividade aeróbica. Isso significa que a aula de ritmos é um tipo de atividade com movimentos rápidos que visam oxigenar as células do corpo.

Todas as atividades aeróbicas provocam gasto calórico e com a aula de ritmos não é diferente! As atividades aeróbicas também são as que costumam exercitar o corpo todo, como corridas, natação, bicicleta e a maior parte das danças.

A aula de ritmos é, portanto, um tipo de atividade aeróbica que mistura diversos ritmos de danças, formando pequenas coreografias de forma descontraída, mas com grande ganho para o corpo.

Que ritmos são trabalhados na aula?

Como o próprio nome diz, a aula de ritmos é composta por uma mistura de diferentes ritmos. A escolha desses ritmos e das músicas deve ser feito a partir do que se pretende trabalhar em termos de atividade física, assim como as coreografias.

Os ritmos mais comuns encontrados nas aulas de ritmo são os mais rápidos, como funk, axé, forró e até alguns tipos de sertanejo e ritmos latinos.

Mas não há regra fechada sobre os ritmos ideais para as aulas de ritmos nas academias, há alguns professores que se utilizam muito das versões remixadas de músicas conhecidas e até de dance estilo discoteca. A ideia é que a aula seja contagiante e instigue o aluno a se mexer!

Não sei dançar. Posso fazer aula de ritmos?

Quando estamos falando em aula de ritmos, para que serve, é bem comum que pessoas que tenham dificuldade para dançar ou que sejam tímidas se sintam impossibilitadas de ingressar nesse tipo de atividade.

Mas a verdade é que qualquer pessoa com capacidade cardíaca boa pode acompanhar uma aula de ritmos. Embora a base da aula seja a dança, as coreografias são curtas e os movimentos parecidos com as aulas de ginástica aeróbica, portanto, não é preciso saber dançar.

Claro que, com o passar do tempo e das aulas é natural que o aluno apresente melhor desenvoltura em relação a movimentos e passos de danças.

Aula de ritmos, para que serve?

Se você deseja saber sobre aula de ritmos, para que serve, reunimos os principais benefícios que esse tipo de atividade física oferece para quem a pratica com regularidade:

  • Queima calorias
  • Melhora a postura
  • Contribui para capacidade cardiorrespiratória
  • Melhora o humor
  • Ajuda a combater o stress
  • Desenvolve coordenação motora fina
  • Trabalha músculos do corpo

Para quem as aulas de ritmo são indicadas?

Agora que você já sabe mais sobre a aula de ritmos, para que serve, já pode saber se ela é a atividade física indicada para você!

Esse tipo de atividade aeróbica é indicada para quem pretende emagrecer, pois cada aula provoca uma grande perda de calorias. Dessa forma, quem deseja perder peso mas não gosta de corridas ou bicicletas pode usar como alternativa a aula de ritmos.

A atividade é ainda indicada para quem precisa melhorar a capacidade cardiorrespiratória e aumentar a flexibilidade do corpo, lembrando que esses são fatores muito importantes para quem pratica atividades físicas.

Assim como todas as atividades que envolvem dança, a aula de ritmos também melhora a autoestima e a consciência corporal, por isso é indicada para quem é muito tímido ou apresenta quadro leve de depressão.

Como você já sabe mais informações sobre a aula de ritmos, para que serve, pode começar a se exercitar hoje mesmo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here