Aprenda a calcular o Índice de Massa Corporal (IMC)

3
1737

O Índice de Massa Corporal (IMC) é um indicador criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para medir o peso ideal de adultos e identificar quando uma pessoa está acima ou abaixo do peso. Essa medida é importante devido às consequências que estar fora do peso adequado podem resultar na saúde. Tanto nos casos em que se está abaixo do peso, quanto nos em que se está acima.

Calcular o Índice de Massa Corporal é muito simples: você precisará saber qual a sua altura e o quanto pesa. Veja a seguir como fazer o cálculo e descobrir como está o seu peso:

Como calcular o Índice de Massa Corporal?

O cálculo do Índice de Massa Corporal é feito a partir da divisão do peso, em quilogramas, pela altura ao quadrado, em metros. Por exemplo: se uma pessoa tem 1,50 metros e pesa 50 quilogramas, o cálculo do seu IMC será o seguinte:

IMC = 50:1,50²

IMC = 50:2,25

IMC = 22,22 kg/m²

Com o resultado em mãos, será o momento de localizar o Índice de Massa Corporal dentro da classificação estabelecida pela OMS:

– Adultos com IMC abaixo de 18,5 são consideradas abaixo do peso. Algumas consequências que indivíduos com esse índice podem ter para a saúde são: queda de cabelo, fadiga, estresse, ansiedade e baixa imunidade.

– Adultos com IMC entre 18,5 e 24,9 são consideradas com peso normal. Em relação ao índice, esses indivíduos são considerados saudáveis.

– Adultos com o IMC entre 25 e 29,9 são consideradas acima do peso. Fadiga, má circulação e varizes poderão ser algumas das consequências para a saúde desses indivíduos.

– Adultos com o IMC acima de 30 são consideradas obesas. Essa condição é alarmante devido à variedade de doenças cardiovasculares, dentre outras complicações de saúde, as quais esses indivíduos estão vulneráveis. Quanto mais o índice aumenta, mais graves as possíveis consequências.

[newsletter-shortcode]

Mas, o Índice de Massa Corporal não serve para todo mundo…

Embora calcular o índice de massa corporal ofereça uma noção sobre o quanto o peso de uma pessoa está adequado, existem casos em que ele não é suficiente para chegar a essa conclusão, pois, a medida não avalia os aspectos gordo e magro da massa corporal.

Dessa forma, alguns grupos devem buscar medidas diferentes do IMC para avaliar como anda a relação entre a sua saúde e o seu peso, como no caso de atletas, pessoas musculosas, idosos, crianças e mulheres grávidas.

As crianças possuem uma tabela específica para avaliar o resultado do índice. A operação é a mesma, no entanto, os valores são mais específicos, divididos conforme grupos etários e a partir do sexo biológico da criança.

Há alguns casos de descendência à determinadas etnias que também podem apresentar divergências ao calcular o índice de massa corporal. Esses casos específicos, a consulta a um especialista poderá esclarecer, a partir de uma análise mais apurada, o quanto o peso do indivíduo está adequado.

Agora que você já sabe como calcular o Índice de Massa Corporal, conte para gente: como está o seu peso? O IMC é a medida adequada para você?

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here