As proteínas faze parte da dieta de quem deseja ser mais saudável e reduzir gordura corporal, no entanto, encontrar os alimentos proteicos certos pode ser um desafio e tanto. Isso porque muitas pessoas ficam em dúvida sobre o assunto, sobre o que incluir na sua alimentação.

Será que é preciso investir em comidas caras para se obter a quantidade de proteínas necessárias para o corpo? Será que você está comendo da maneira correta?

Saiba a resposta para estas perguntas a partir de agora conferindo essa lista completa de alimentos proteicos.

O que são proteínas?

As proteína são uma das bases da cadeia alimentar, seguida dos carboidratos e dos lipídios. Exercendo funções importantíssimas sobre o corpo, as proteínas possuem em sua composição uma ou mais cadeias de aminoácidos. Estes, por sua vez, exercem funções distintas no organismo como:

  • Atuam na defesa do corpo, como anticorpos;
  • Desempenham um papel importante na construção muscular;
  • Catalizam reações químicas;
  • Realizam a síntese de hormônios.

Deste modo, não se trata apenas de emagrecimento, pois as proteínas ajudam o seu organismo como um todo. E quais são os alimentos mais proteicos? Veja agora uma lista deles:

Ovo

O ovo é um dos melhores alimentos proteicos, pois contém também outros elementos, como o Ômega 3, que faz bem ao coração. Além disso, ele é um alimento rico em vitaminas do complexo B.

Carne vermelha

Também é um alimento proteico que, além de ser rica em proteínas, também contém ferro, mas importante escolher cortes que apresentam menor quantidade de gordura, como é o caso do patinho, por exemplo.

Vista frontal de verde em carne crua vermelha fresca em uma tábua de corte e pimenta limão preto martelo de flor machado em verde preto mistura de fundo de cor Foto gratuita

Frango

Também na lista dos alimentos proteicos, o frango, além de tudo, possui um baixo valor calórico. Outra vantagem, é que ela é uma carne mais barata, mas que não deixa de ser muito saborosa.

Peixe

Se você quer incluir mais alimentos que contenham proteínas na sua alimentação, o peixe também é uma ótima pedida. Isso porque, além de ser uma fonte de vitaminas, ele é fonte das vitaminas D e Ômega 3.

Derivados do leite

Queijo e iogurte, por exemplo, são derivados do leite que contêm proteínas, além de serem uma ótima fonte de cálcio.

Amêndoas

Para quem acredita que apenas as carnes e alimentos de origem animal contêm proteínas, aqui vai uma ótima notícia: as amêndoas são fontes proteicas ricas em fibras e ômega 3.

Amendoim

Sendo uma leguminosa, o amendoim também é fonte de proteínas, gorduras boas e fibras.

Soja

alimentos proteicos

Outra boa fonte de proteínas é a soja, que também é uma ótima opção para pessoas que têm alergia ao leite, por exemplo, já que os derivados da soja são ótimos substitutos e ela também é um ótimo alimento proteico.

Essa foi a lista de alimentos que contêm proteínas. E aí, gostou das opções ? Não se esqueça de que, para uma boa dieta dar resultados, praticar exercícios regularmente é fundamental. Por isso, faça parte do nosso time Pratique!

Estamos esperando por você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here