A atividade física de forma segura acompanhada por um profissional da área ajuda a manter sua condição física e melhora o bem estar. Assim, leia este artigo para saber mais sobre musculação na gravidez primeiro trimestre.
Além disso, ela reduz o risco de desenvolver diabetes e hipertensão, e evita o aumento de peso excessivo o que leva a obesidade e ao sobrepeso. E também ajuda a diminuir os enjoos do início da gravidez.
Mas, é preciso consultar o médico para que ele te libere e fazer a musculação na gravidez primeiro trimestre acompanhado por um profissional especializado para que sua carga de treino seja adequada.
Benefícios da musculação na gravidez primeiro trimestre
Veremos que a musculação na gravidez primeiro trimestre pode trazer diversos benefícios para saúde e bem-estar da mulher e do bebê. Confira quais são eles:
- Acelera o Metabolismo:
Através da musculação você garante mais benefício para metabolizar gordura. Além disso, você ganha massa muscular e alterações hormonais que contribuem para o aumento do seu metabolismo.
- Diminuição do Peso
Com o metabolismo acelerado, você consegue eliminar gordura e consequentemente diminuir o peso.
- Aumento da autoestima, disposição e bem estar
Através da musculação na gravidez primeiro trimestre você verá que este exercício proporcionará um corpo mais bonito, e com isso o aumento da sua autoestima, disposição e bem-estar.
- Benefícios no funcionamento do seu coração e do bebê
É comprovado que o treinamento muscular pode prevenir doenças e patologias cardíacas. Além disso, isso irá trazer benefícios tanto para o seu coração como para o feto.
- Recuperação mais rápida no pós-parto
Através da musculação, o músculo e os ossos terão mais força e resistência. Consequentemente isso ajudará numa boa recuperação pós-parto.
Orientações para fazer musculação na gravidez primeiro trimestre
Antes de começar com o exercício físico é preciso consultar o médico para saber mais sobre as condições da sua saúde. E caso você possa fazer musculação deverá ser estabelecido qual a intensidade e frequência do exercício.
Além disso, é preciso ter bom senso, se você nunca praticou musculação antes, não deve iniciar agora na gestação. Você deve optar por outras atividades, como por exemplo yoga, caminhada, pilates, alongamento e hidroginástica.
Você deve ter cuidado também com a respiração, pois quando realizada de maneira incorreta ocorre uma elevação na pressão arterial podendo limitar o fluxo de oxigênio que chega para o bebê.
Se houver sangramento vaginal, falta de ar, dor de cabeça, dor na perna, inchaço e fraqueza muscular pare imediatamente de treinar e procure um médico.
Toda gestante pode fazer musculação?
A maioria das gestantes podem fazer musculação durante a gravidez, porém, aquelas quem apresentam alguma condição de saúde especial deve evitar.
Além disso, tem muitos sintomas que são comuns durante o primeiro trimestre da gestação, como sonolência, mal estar e enjoo. Se esses incômodos forem muito frequente você deve esperar ele pararem para iniciar a musculação.
Por que fazer musculação na gravidez?
A musculação na gravidez primeiro trimestre pode trazer muitos benefícios à saúde. Porém, muitas pessoas tem dúvida se pode fazer musculação no primeiro trimestre.
Dessa forma, a atividade física na gestação é um grande aliado para melhoria na qualidade de vida, autoestima e bem estar. Mas você deve sempre buscar orientação de um profissional.
Além disso, para gestante ativas na musculação ela irá sentir menos desconfortos físicos que ajudam durante o parto e ajuda a ter uma recuperação mais rápida pós-parto.
Portanto, é sempre importante a prática da musculação na gravidez primeiro trimestre para melhoria da vida da gestante, mas é necessário buscar informações e orientações do especialista para não ter risco para a gravidez.