O boxe lutadores, é um tipo de luta repleto de muita história, que faz com que homens e mulheres de todas as idades, se interessem cada vez mais por esta modalidade.
O boxe não é apenas uma luta, mas sim uma atividade física completa, que pode trazer uma série de benefícios para a vida dos seus praticantes. Por isso, as academias do Brasil inteiro têm coloca esta praticada dentre as suas atividades oferecidas ao público.
Por isso, conheça mais sobre o boxe, e veja como ele vai além de uma luta, mas deve ser praticado por pessoas de todas as idades, que estão em busca de uma qualidade de vida melhor.
Saiba mais sobre o boxe lutadores
Existem relatos na história, de que o boxe lutadores surgiu antes mesmo das civilizações romanas e gregas, onde os homens deferiam golpes com as mãos uns contra os outros.
Porém, ele teve a sua origem oficial e ganhou as suas primeiras regras, na Inglaterra. Para tornar o boxe uma luta competitiva, foram criadas as suas regras como o uso das luvas, e a definição das categorias que variam de acordo com o peso dos lutadores.
Veja como são as lutas profissionais do boxe lutadores
As lutas profissionais, são constituídas por no máximo 12 assaltos, com duração de 3 minutos cada. Porém, ele pode ter assaltos menores, como acontece nas olimpíadas, onde são 3 rounds, com duração de 3 minutos cada um.
No final de cada round, os lutadores vão ganhando pontos, que são dados por cinco jurados. Os pontos são definidos por golpes e por defesas, e no final da luta, eles servem para definir quem é o ganhador.
Quando um lutador consegue derrubar o seu adversário, e ele ficar por 10 segundos no chão, ou então ele não apresentar condições para continuar a luta, então ela é definida por nocaute.
Quais são os maiores lutadores de boxe da história?
Muitos lutadores deixaram a sua marca na história do boxe lutadores, porém os que mais tiveram destaque nesta modalidade foram os seguintes:
- Muhammad Ali; ele, conquistou uma medalha de ouro na sua categoria meio-pesado, que é de até 81kg, nos Jogos Olímpicos de Roma no ano de 1960.
- Lennox Lewis; foi um boxeador canadense, que venceu o seu adversário norte-americano Riddick Bowe, na importante final dos superpesados dos Jogos Olímpicos de Seul no ano de 1988.
- Teófilo Stevenson; um boxeador cubano, que foi três vezes campeão olímpico na categoria peso pesado, nos anos entre 1972 e 1980.
Estes nomes são lembrados até hoje, sendo referência para muitos lutadores que sonham em ter êxito nesta carreira.
Conheça quais são as principais organizações internacionais de boxe:
- Associação Mundial de Boxe (AMB)
- Conselho Mundial de Boxe (CMB)
- Federação Internacional de Boxe (FIB)
- Organização Mundial de Boxe (OMB)
Benefícios do boxe lutadores
O boxe lutadores pode trazer muitos benefícios para a vida dos seus praticantes, são eles:
- Tonifica os músculos;
- Reduze o estresse;
- Melhora a saúde cardiovascular;
- Melhora a atenção e a concentração;
- Melhora a coordenação motora;
- Aumenta a flexibilidade;
- Aumenta a autoestima;
- Aumenta o condicionamento físico e respiratório;
- Auxilia diretamente na perda de peso;
- Promove maior disposição e bem-estar;
- Traz mais autoconfiança;
- É uma poderosa arma de defesa pessoal;
- Entre outros.
Sendo assim, foi possível conhecer mais sobre o boxe lutadores, e entender sobre essa luta que é regada a muita história. Atualmente, muitas pessoas praticam o boxe como um tipo de atividade física, afim de obter todos os benefícios que foram citados acima.