O taekwondo categorias, é uma arte marcial nascida há mais de 2.000 anos na Coreia. Sua principal função é ensinar golpes que serão usados na defesa pessoal.
A palavra taekwondo tem o significado de “caminho dos pés e mãos através da mente”. É um esporte praticado por pessoas que tem o objetivo de adquirir tanto corpo quanto uma mente saudável.
Os coreanos têm o habito de colocar seus filhos para praticar o taekwondo categorias nas academias, quando eles completam 5 (cinco) anos de idade. Pois consideram que a criança desenvolve: melhoramento físico, disciplina, humildade e respeito.
Aos mais adultos, a prática dessa atividade física pode gerar melhora na atenção, coordenação motora, maior capacidade de concentração.
Como o taekwondo categorias chegou ao Brasil
O taekwondo categorias foi trazido para o Brasil em meados nos anos 1970, e desde então, é um esporte que tem se espalhado por todo o mundo.
Devido a inserção dessa categoria nos âmbitos olímpicos em 1988, o taekwondo tem se tornado cada vez mais conhecido e procurado por pessoas que querem praticar um esporte diferente.
Como é a competição de taekwondo categorias
Durante uma luta de taekwondo categorias é válido golpes utilizando os braços, conhecido como o famoso soco. E também golpes usando as pernas, os chutes. Não é permitido agarrar ou segurar o adversário.
As regras do taekwondo categorias já foram consideradas mais rigorosas, hoje em dia os princípios dessa luta são baseados em:
- Cortesia;
- Perseverança;
- Integridade;
- Auto controle;
- Espirito indomável.
A tradição dos juramentos do taekwondo categorias, criada na Coreia, são mantidos até hoje, e devem ser ditos durante as lutas: Eu prometo:
- Observar as regras do taekwondo;
- Respeitar o instrutor e meus superiores;
- Nunca fazer mal uso do taekwondo;
- Construir um mundo mais pacifico;
- Ser campeão da liberdade e da justiça.
Mesmo sendo uma luta, esse esporte prega a paz e o autocontrole. Por isso o taekwondo categorias tem sido muito procurado nas academias por mães que querem matricular seus filhos em alguma atividade física que desenvolva características benéficas em suas personalidades.
Para a pratica do taekwondo categorias não é necessário a utilização de equipamentos extras. Os competidores, utilizam apenas do corpo como seu principal instrumento de defesa e de golpes.
Mas, equipamentos de segurança, como capacetes e protetores bucais são de obrigatoriedade o uso. Isso impede que o competidor sofra lesão nas áreas mais sensíveis do corpo.
Competição de taekwondo:
Durante uma competição do taekwondo categorias, os atletas são divididos em 8 (oito) categorias. O critério utilizado para a divisão dos atletas em suas categorias é o peso.
Cada luta tem a duração máxima de 3 (três) rounds, e podem ser pontuadas através de nocaute, pontos ou desclassificação do adversário.
São primordiais em uma competição de taekwondo categorias, os árbitros. São eles os responsáveis por julgar os golpes, e decidir o vencedor da luta.
Um uma única luta, são necessários 4 (quatro) árbitros, sendo 3 (três) árbitros laterais responsáveis pela pontuação. E 1 (um) árbitro central que fica por conta de medir a luta, decidir se houve vantagens, aplicar advertências, abrir a contagem dos 10 (dez) segundos quando há nocaute, e anunciar o vencedor.
O lutador competidor, perde pontos e até mesmo pode ser desclassificado na luta se praticar algumas atitudes como: agarrar, deferir golpes no rosto, empurrar, dar algum golpe da cintura para baixo, ou cometer algum ato considerado improprio pelos árbitros: falta de respeito com os árbitros, juízos e o adversário.
O taekwondo categorias é uma luta, mas acima de tudo é considerado um esporte que traz benefícios físicos e mentais para todas as pessoas que o praticam, sem distinção de gênero ou idade.