Exercícios físicos ajudam a prevenir e melhorar uma série de problemas de saúde, incluindo pressão alta, diabetes e artrite. Pesquisas sobre depressão, ansiedade e exercícios físicos mostram que os benefícios psicológicos e físicos do exercício também podem ser um forte aliado para o combate da depressão e ansiedade.
Para pessoas que nunca experimentaram problemas de saúde mental, a depressão e a ansiedade podem ser difíceis de entender. As pessoas que sofrem de transtornos do humor sabem como esses sentimentos podem ser prejudiciais. Ataques de pânico e pensamentos suicidas são os sintomas mais perigosos desses distúrbios.
Como os exercícios ajudam nos sintomas da depressão e a ansiedade?
O exercício regular pode ajudar a aliviar a depressão e a ansiedade ao:
- Liberar endorfinas e outras substâncias químicas naturais do cérebro que podem melhorar a sua sensação de bem-estar
- Ajudar a tirar da sua mente as preocupações, para que você possa fugir do ciclo de pensamentos negativos que alimentam a depressão e a ansiedade
- Ganhar confiança. Cumprir metas de exercícios ou desafios, mesmo pequenos, pode aumentar sua autoconfiança. Ficar em forma também pode fazer você se sentir melhor sobre sua aparência.
- Obter mais interação social. Exercício e atividade física podem lhe dar a chance de conhecer ou socializar com os outros.
Quais exercícios são indicados?
Qualquer tipo de exercício é bem vindo, se você procura algumas opções podemos indicar:
- Corrida
A corrida é o tipo de exercício que exige bastante energia do corpo e que estimula a produção de endorfina, norodrenalina e serotonina, por isso, a corrida é uns dos melhores exercícios para se obter esses benefícios.
- Boxe
Outro exercício campeão da queima de calorias e no aumento da frequência cardíaca é o boxe. Uma das suas grandes vantagens é o fato de trabalhar, de maneira diferente, os variados grupos musculares e sistemas do corpo humano.
O boxe consegue trabalhar e desenvolver bastante a força e a potência dos músculos, além de auxiliar também na flexibilidade e na resistência do nosso sistema cardiovascular. Tudo isso ajuda na hora de combater as crises de ansiedade.
- Yoga
Yoga é geralmente a escolha da maioria das pessoas quando se trata de exercícios que fazem você relaxado. Mas o yoga não só tem efeitos positivos a curto prazo: Estudos mostram que pessoas que fazem aulas de yoga experimentam reduções significativas de ansiedade, depressão e raiva.
Como os exercícios na Yoga concentram-se em respirações profundas e foco interno, isso acaba sendo muito benéfico para pessoas que lidam com ansiedade ou depressão.
- Pedalar
Pode ser na academia ou ao ar livre. Por ser uma atividade aeróbica, é uma excelente opção para quem está determinado a perde peso, no entanto os benefícios vão muito além.
Quem anda de bicicleta melhora o condicionamento físico, a saúde do coração e trabalha muitos músculos ao mesmo tempo.
Como começar?
Encontre atividades que você gosta ou que você gostava antes. Comece devagar. A última coisa que deve fazer é exercer pressão sobre a prática de exercício físico ao ponto de lhe parecer mais outra coisa que você “deve” fazer. O exercício deve ser encarado como uma as boas coisas do dia.
A atividade física também pode impedir que a ansiedade e a depressão retornem quando você estiver se sentindo melhor, por isso é importante não desistir.
É sempre necessário procurar o conselho de um médico profissional e certificado para as opções de tratamento, e se for o caso, medicamentos apropriados. Entretanto, as atividades físicas são uma forma auxiliar e saudável que podem ajudar a lidar com alguns dos sintomas e combater a depressão e ansiedade.