O início das artes marciais se deu quando indivíduos pré-históricos utilizavam seus instintos – esquivando-se, em forma de agachar e correr – para se protegerem contra seus inimigos, incluindo feras selvagens. Saiba, a partir daí, de onde vem Taekwondo.
Com o tempo, o método instintivo de autodefesa acima citado foi amplificado com a inclusão de movimentos de ataque, mais especificamente quando a necessidade de autoproteção e alimentação tornou-se maior.
Portanto, pode-se supor que a origem do Taekwondo vem da antiga Coréia, que tem seu início em 2333 aC em Asadal. Infelizmente, não há evidências históricas para registrar tal existência precoce da arte.
No entanto, a origem do Taekwondo pode ser rastreada até a época dos três Reinos de Silla, Koguryo e Baekje. Saiba mais sobre de onde vem Taekwondo.
Afinal, de onde vem Taekwondo?
A fim de compreender plenamente o desenvolvimento do Taekwondo através de seus antecessores, Taekyon, Soobakhi e Soobyokta, é necessário estudar brevemente o contexto histórico da Coréia em relação às suas artes marciais desde 57 a.C.
– Uma ‘Tabela de Cronologia’ foi elaborada para oferecer uma referência fácil das várias fases de desenvolvimento e queda das artes marciais durante as respectivas épocas na Coréia.
– As informações apresentadas na tabela baseiam-se nos restos históricos – materiais escritos e relíquias arqueológicas – da Coréia e também nas obras de historiadores que realizaram uma pesquisa documental tradicional nesse país.
- É lamentável que tais vestígios históricos sejam rasos. O período de Silla, Koguryo e Baekjie – através de Koryo e bem na era Yi – originou o desenvolvimento e a promoção de técnicas de luta com mãos e pés.
– Devido à dissensão política na metade posterior da dinastia Yi, o desenvolvimento das artes de luta coreanas foi muito dificultado. De fato, as artes marciais aparentemente cessaram a existência no final da dinastia Yi.
– O desenvolvimento e noção sobre de onde vem Taekwondo sofreu ainda mais quando a prática de artes marciais coreanas foi estritamente proibida durante a ocupação japonesa.
– Nessa fase, as inofensivas artes marciais esportivas de judô e kendo foram introduzidas pelos japoneses.
- Talvez sua intenção fosse erradicar as artes de combate da Coréia, que eram parte integrante das forças armadas coreanas.
– Foi realmente uma grande sorte que alguns expoentes dedicados conseguiram manter as artes marciais coreanas vivas, praticando e aperfeiçoando as artes secretamente.
– Imediatamente após a liberdade da Coréia, esses expoentes começaram a expor seus conhecimentos ao público coreano.
Técnicas que explicam de onde vem Taekwondo
Embora as técnicas ensinadas fossem principalmente Soobakhi, Taekyon e Soobyokta, elas eram conhecidas por nomes diferentes – Kong Soo Do, Kwonpup, Soobak, Tang Su, etc.
– Não foi até 11 de abril de 1955, quando historiadores e instrutores deram a esta forma coreana de arte o nome Taekwondo, no lugar de vários outros tipos de nomes, que ela, de fato, se estabeleceu.
Baseado em evidências históricas e registros, é sem dúvida que Taekwondo pode ser bem resumido e apontado através de fatos históricos como:
- O caminho dos pés e das mãos lutando incorporando a filosofia da vida;
- Tendo sua origem e desenvolvimento independente na Coréia.
Reconhecimento final do Taekwondo como arte marcial
O reconhecimento final do Taekwondo nos Jogos Olímpicos ocorreu em 4 de setembro de 1994, quando foi anunciado na 103ª sessão do COI em Paris, França, que o Taekwondo seria incluído como esporte medalhista nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000 e Olímpicos de Londres em 2012.
O sucesso do esporte pode ser atribuído em parte aos inúmeros campeonatos regionais e mundiais organizados em diversos pontos da história que aborda de onde vem Taekwondo.
Essas competições exibiram o esporte para o mundo, tornando sua entrada no dia a dia de pessoas de todo o mundo muito mais fácil e rápida.
Atualmente, o Taekwondo é praticado por mais de 70 milhões de pessoas em mais de 205 países. Sabendo de onde vem Taekwondo, se torna muito mais simples escolher essa prática como meio de vida e esporte!