A terceira idade é uma fase de ouro, repleta de oportunidades para aproveitar a vida ao máximo. E para viver essa etapa com saúde, vitalidade e independência, a atividade física é fundamental.
Mais do que fortalecer o corpo, o exercício físico na maturidade contribui para o bem-estar mental, previne doenças e garante autonomia no dia a dia.
Aqui você descobrirá como a atividade física pode transformar a vida de um idoso!
Como deve ser as atividades físicas para a terceira idade?
De forma geral, por semana, são suficientes 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa. Para todas as idades, vale a lembrança de que o aumento do tempo de atividade física potencializa os resultados.
Qual o objetivo principal da atividade física para os idosos?
Redução de pressão arterial, controle das diabetes, melhoria da capacidade cardiorrespiratória, redução de colesterol, controle do peso (reduzindo problemas articulares), são exemplos de problemas comuns na terceira idade que são controlados com a prática de exercícios regulares.
Quais são as atividades físicas mais adequadas para os idosos?
O pilates é uma das principais atividades físicas para idosos, a mais indicada. Sua prática traz benefícios relacionados ao alinhamento da postura e fortalecimento muscular. Além disso, diminui a pressão entre as articulações, visto que o alongamento realizado é utilizando o peso do próprio corpo.
Pratique Fitness: O Cuidado que você merece!
Corpo forte e sadio!
Caminhadas: Um clássico que traz benefícios como fortalecimento muscular, melhora da circulação e saúde cardiovascular.
Natação: Ótima opção para quem busca baixo impacto e alívio para as articulações, além de flexibilidade, resistência e força muscular.
Yoga e Alongamento: A dupla imbatível para aumentar a flexibilidade, melhorar a postura e o equilíbrio, além de reduzir rigidez muscular e aliviar dores crônicas.
Tai Chi: Arte marcial chinesa que combina movimentos suaves, respiração profunda e concentração mental, ideal para aprimorar o equilíbrio, a coordenação e prevenir quedas.
Exercícios de Resistência: Com pesos leves, faixas elásticas ou máquinas, é possível manter massa muscular, força e densidade óssea, além de melhorar a mobilidade e a autonomia.
Mente ativa e bem-disposta!
Dança: Divertida e socialmente envolvente, a dança melhora a saúde cardiovascular, a coordenação e a flexibilidade, além de promover o bem-estar emocional.
Exercícios de Equilíbrio: Treinar o equilíbrio com atividades como ficar em pé em uma perna ou usar bola de estabilidade previne quedas e garante mais independência.
Dicas essenciais para começar!
Consulta médica: Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, é fundamental consultar um médico, especialmente para quem tem condições pré-existentes.
Escolhas inteligentes: Opte por atividades seguras e adequadas à sua capacidade física. O ideal é encontrar algo prazeroso e que possa ser facilmente incorporado à rotina.
Diversidade: Varie as atividades para manter o corpo e a mente sempre motivados.
Companhia: Convide amigos ou familiares para se exercitarem juntos, tornando a experiência ainda mais agradável e motivadora.
A atividade física na terceira idade é um investimento em saúde, qualidade de vida e felicidade. Comece hoje mesmo e desfrute dos benefícios incríveis que essa jornada oferece!
Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!
Sempre tem uma academia Pratique perto de você!