HomeNatação9 Dicas sobre natação

9 Dicas sobre natação

Nos dias de hoje, com a constante busca por uma vida mais saudável, vale a pena que as pessoas conheçam atividades físicas além das realizadas nas academias, pois se pode encontrar modalidades de atividades bastante diversificadas, como é o caso da natação. Assim, é interessante conhecer dicas sobre natação.

Caso você não tenha muito conhecimento sobre como é o funcionamento de uma aula de natação, entenda que esta ocorre da mesma forma que as atividades realizadas em um ambiente de academia, porém, feitas dentro de uma piscina, e muitas vezes considerada bem mais completa.

Dessa forma, a maioria dos exercícios físicos que são realizados em um ambiente aquático são sempre de baixo impacto, ajudando na definição dos músculos, especialmente quando as aulas são mais adaptadas.

Confira 9 dicas sobre natação

Em relação as dicas sobre natação, saiba que a prática dessa modalidade de atividade auxilia muito no emagrecimento, além ainda de ser capaz de reduzir riscos de lesões musculares, ser uma excelente opção de exercício físico para qualquer idade, principalmente idosos e crianças, e muito mais.

Além disso, a natação é ainda uma ótima atividade física para as pessoas que sofrem com a obesidade, apresentam alguma necessidade especial ou então estão em um processo pós-operatório. Por isso, veja abaixo as principais dicas sobre natação.

  • Quanto aos exercícios de ambiente aquático que não usam aparelhos, estes são mais recomendados para as pessoas que estão começando a aprender a nadar, em que primeiro é feito caminhadas dentro da água, o que auxilia na definição dos músculos.
  • Se por acaso os praticantes estão pensando em retornar a um treino de natação que seja mais intenso, então é indicado que eles além de nadarem, comecem também a correrem dentro da água, sempre indo de uma borda da piscina até a outra, além de levantar ao máximo que conseguirem os joelhos até os quadris.
  • A natação é considerada como sendo uma atividade física bastante convencional, além de uma excelente opção para que pessoas acima do peso possam perder peso e também definir as pernas e braços, trabalhar a postura e melhorar a respiração.
  • Se o indivíduo deseja trabalhar mais as pernas, é recomendado que ele pratique muitos exercícios ficando de costas para a borda da piscina, apoie os braços para o lado de fora e realize movimentos batendo as pernas, ou então abrindo e fechando.
  • No entanto, se o indivíduo deseja definir o abdômen, a dica é que ele encoste sempre na borda da piscina, deixe os braços para fora, as pernas juntas e faça movimentos de descida e subida, em que essa prática é uma ótima forma de trabalhar a região do abdômen.
  • Como última dica de exercício para realizar em uma aula de natação sem o uso de aparelhos, são os saltos, sendo que esses sempre definem as pernas, porém, desde que o praticante procure flexionar os joelhos e realize pequenos pulos.
  • Caso você prefira, é possível usar aparelhos na aula de natação, onde você pode encontrar modalidades de atividades, como o spinning aquático, sendo que esse ocorre da mesma forma que na academia, mas com uma bicicleta que seja a prova d’água.
  • A natação com a ajuda de aparelhos pode garantir inúmeros benefícios para as pessoas que tem problemas nas articulações, principalmente devido ao impacto ser bastante baixo.
  • O uso de aparelhos simples em uma aula de natação é normalmente capaz de auxiliar no combate a flacidez devido a água impor um peso em relação aos movimentos não existindo riscos de lesões.

Dessa forma, quanto as dicas sobre natação, é possível encontrar inúmeros exercícios e benefícios, os quais além de auxiliarem muito no emagrecimento, ainda são capazes de trabalharem a maioria dos grupos musculares do corpo e a respiração.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS