Entenda Agora A Importância Da Natação Infantil

Compreender a importância da natação infantil pode ser um assunto um pouco complexo para algumas pessoas, mas basta pensar nos benefícios que a natação fornece, tanto para os adultos, quanto para as crianças.
Além disso, manter a criança sedentária na fase infantil pode prejudicar todo o seu desenvolvimento – o que gera falhas na resistência e flexibilidade do corpo. Isso também pode resultar na má postura.
Assim, a natação infantil é uma solução para muitos problemas. Dessa forma, entenda mais a respeito da sua importância e seus benefícios para proporcionar à criança uma vida muito mais saudável.

Importância da natação infantil
Apresentar a natação infantil para os filhos são uma ótima maneira de estabelecer um estilo de vida mais saudável. Uma das maiores vantagens ao praticar essa atividade física é que ela permite que as crianças se aventurem e se divirtam, tudo de maneira natural do ser humano. Além disso, a natação proporciona para as crianças e os adultos um exercício mais longo em comparação com outros tipos de exercícios, pois elas tendem a se exercitarem por mais tempo. Sendo assim, a natação é um exercício perfeito para as crianças saírem do sedentarismo, já que ela é uma atividade de baixo impacto e que proporciona muita energia para crianças. Em consequência, a chance de se machucar nessa atividade é muito menor comparada a qualquer outro esporte ou treinamento.Benefícios para as crianças de praticar natação
Um grande benefício da natação é que ela desencadeia a liberação de endorfinas. As endorfinas, conhecidas como “hormônios da felicidade ou do bem-estar”. Esse hormônio faz as pessoas se sentirem melhores e com a auto estima mais elevada. Além desse benefício, obtenha conhecimento sobre mais alguns deles para ajudar sua decisão de colocar a criança em uma aula de natação:- Desenvolvimento psicomotor: a criança encontrará na água a possibilidade de se mover com mais liberdade e continuidade de movimentos muito maiores.

- Fortalecimento do sistema cardiorrespiratório: a natação ajuda a fortalecer o coração e os pulmões. Isso ocorre devido à respiração na água, a eficiência na oxigenação e transferência de sangue é aumentada.
- Ajuda o sistema imunológico: as doenças respiratórias preocupam muita gente, mas uma das maneiras de evitar isso é colocar a criança na natação pois a atividade ajuda a aumentar a capacidade e fortalecer o sistema respiratório.
- Aumenta o QI: é comprovado que as crianças que nadam em seus primeiros 2 anos de vida desenvolvem uma percepção maior do mundo ao seu redor. Melhorando a criatividade e na capacidade de observação.
- Melhora e fortalece o relacionamento emocional e cognitivo entre bebê-mãe-pai.
- A socialização começa sem traumas em um ambiente recreativo: as crianças desenvolvem-se em seu ambiente de maneira natural e estar na piscina com outras crianças podem ajudar na interação, além de incentivar o compartilhamento e a realização de atividades com outras pessoas.