Natação Para Bebês – Você não pode deixar seu filho de fora
Embora a natação seja divertida e uma atividade familiar muito popular no calor, quando o inverno vem, ela pode perder seu apelo. Una isso a um bebê pequeno e piore tudo. Porém, não precisa ser assim! Conheça a natação para bebês.
A natação para bebês acontece em um ambiente termicamente controlado e contando com a ajuda de profissionais especializados no assunto, com toda a segurança e preparo essencial.
Ainda assim, alguns pais podem se perguntar se há um benefício real em inscrever seus filhos em aulas de natação durante todo o ano, especialmente ao se tratar de bebês.
Então, conheça mais sobre a natação para bebês e sobre os benefícios que ela pode trazer para a saúde e desenvolvimento de seu pequeno.
Natação para bebês: Por que nadar?
O corpo humano é projetado para se mover e, desde o nascimento, o movimento em terra ou na água tem um impacto positivo no crescimento e saúde dos bebês.
Nos últimos 10 anos, tem havido uma crescente demanda por aulas de natação para bebês e crianças pequenas.
– A maioria dos pais pode não saber, mas as crianças com menos de três anos de idade NÃO podem realmente aprender a nadar com movimentos competitivos, como rastejamento dianteiro ou de costas.
– No entanto, as aulas de natação podem ajudar as crianças a se socializarem, ganharem confiança na água e aprenderem habilidades fundamentais que são úteis para aprender a técnica mais tarde, quando forem mais velhas.
Ciência por trás da importância da natação para bebês
Em uma pesquisa importante da Griffith University (na Austrália), 7000 crianças de 3 países; Austrália, Nova Zelândia e EUA foram estudadas.
As crianças foram testadas e avaliadas através de diferentes variáveis para medir seus desenvolvimentos psicológicos, emocionais, físicos e cognitivos.
– Os resultados foram fascinantes e mostraram que os benefícios da natação no início da vida estavam muito além de apenas aprender as habilidades referentes ao esporte.
– Crianças que tinham aulas regulares de natação desde que eram bebês ou crianças pequenas, estavam à frente social, fisicamente, cognitivamente e emocionalmente de seus pares que não tinham as aulas.
- Curiosamente, o efeito da natação no início da vida foi independente do sexo e do contexto social.
Saúde mental e natação para bebês
Um estudo feito no Reino Unido também mostrou que a natação é a melhor atividade para promover a saúde mental dos bebês.
– As crianças aprendem a nadar no seu próprio ritmo e, para dominar este esporte magnífico e habilidade de vida, a natação precisa ser uma atividade durante todo o ano.
– Muitos de nós podem pensar em dias na praia ou na piscina quando crianças e lembrar como foi divertido brincar na água. Você não gostaria que seu filho tivesse as mesmas lembranças?
– O dom de aprender a nadar fornecerá aos seus filhos a competência e a confiança necessárias para uma vida inteira divertida na água.
Os benefícios associados às aulas de natação para bebês e bebês são:
- Superar o medo da água desde cedo na vida e ajudar a instilar o amor pela prática esportiva;
- Melhoria da confiança em geral dos bebês, bem como de seu desenvolvimento;
- Formação de boas lembranças;
- Capacidade respiratória elevada;
- Melhor equilíbrio, coordenação e linguagem corporal;
- Melhor desenvolvimento muscular e ósseo.
Esses são apenas alguns dos benefícios da natação para bebês. Para conhecer mais sobre o assunto, conheça a Academia Pratique e leia mais sobre o assunto!
Conhecer os benefícios da natação para bebês é essencial para coloca-los nesse universo logo cedo e proporcionar a eles o máximo em qualidade de vida!