Taekwondo chutes: tipos de golpes com os pés!
O taekwondo é caracterizado pelos diferentes tipos de golpes. E com certeza uma das estrelas no taekwondo são os chutes. Então entenda melhor como funciona esse golpe.
Existem diferentes de tipos de chutes, e um profissional consegue executar todos eles com maestria. No entanto, para isso é necessário treino e muita prática.
Veja quais são os tipos taekwondo chutes que são mais comuns, e que geralmente os alunos aprendem nas academias. Lembramos que esses são movimentos que demandam da orientação de um profissional.
Taekwondo chutes: conheça alguns dos principais!
“Tae” é a palavra em coreano que significa “chute”. Com isso já para entender que taekwondo tem como base esses golpes que são desferidos com os pés e as pernas.
E, de fato, eles são as estrelas dessa arte marcial. Os chutes podem ter uma grande potência, e já foram responsáveis por definirem muitos placares de campeonatos importantes dessa categoria.
Mas dentre tantas opções, existem 5 tipos de chutes que são considerados básicos, e que são fundamentais para quem luta taekwondo. São eles:
- Chute frontal;
- Chute lateral;
- Chute gancho;
- Chute para trás;
- Chute circular:
Gata um deles proporciona ao atleta uma possibilidade de golpe e de defesa. Os chutes precisam ser muito bem treinados e pensados, pois podem diminuir o equilíbrio, uma vez que um dos pés fica suspenso.
Conheça cada um dos chutes principais
Agora que você já sabe que os taekwondo chutes são essenciais para a execução dessa atividade, vamos explicar como funciona cada um dos principais golpes com os pés. Veja.
- Chute frontal (AP Chagi):
Para que o chute frontal tenha efeito você deve estar a pelo menos 1 perna de distância de seu adversário. Pode ser necessário dar um pulinho para frente na hora de desferir o golpe para que ele alcance a outra pessoa.
- Chute lateral (Yeop Chagi):
Esse chute será executado com o adversário a sua lateral. Você deve estar com o corpo direcionado para a frente. Você deverá se equilibrar em uma só perna na hora em que a outra for flexionada para atingir o adversário. Erga o pé de chute, flexione o joelho e então desfira o golpe.
- Chute gancho (Huryo Chagi):
Quando falamos de taekwondo chutes, também temos que lembrar do chute gancho. Ele também é utilizado quando o corpo do oponente está levemente em sua lateral.
Então você deverá flexionar o joelho do pé de chute, trazendo para perto do tórax. Em seguida esticar a perna e desferir o golpe com o pé. Exige muito equilíbrio.
- Chute para trás (Dwi Chagi):
Outro importante golpe do taekwondo chutes é esse aqui. Nesse caso você fica de costas para o oponente, e precisa ter uma distância para que o chute aconteça.
Erga a perna para a frente, flexionando o joelho para ganhar potência e desfira o golpe para trás enquanto gira o corpo no mesmo sentido da perna que está golpeando.
- Chute circular (Dollyo Chagi):
Em posição de chute, gire o corpo com a sola do pé de apoio. Essa girada é que será responsável pela potência do golpe. Em seguida, estique a outra perna em direção ao adversário.
Chutes são essenciais. Treine-os!
No taekwondo chutes são essenciais. Por isso você deve dedicar tempo e atenção para treiná-los, e assim ganhar mais confiança com esses golpes.
Procure uma aula de taekwondo chutes para receber boas instruções, e com isso conseguir desenvolver as suas habilidades em desferir golpes com as pernas e os pés.