Retenção de líquido: o que causa e como evitar
A retenção de líquido atinge várias pessoas, principalmente as mulheres. Apesar de não ser algo muito grave, acaba gerando incômodo pelo inchaço, incomodando o uso de algumas peças de roupas como calças e meias apertadas.
Então, pode ocorrer a retenção quando o corpo não consegue eliminar os fluidos em excesso. Com isso, acaba acumulando nos tornozelos, pernas, nos abdomens e mãos, causando o inchaço.
Segundo o Ministério da Saúde, isso ocorre por causa das pessoas beberem pouca água, e muitas deles consumirem álcool, além de ingestão de alimentos ultraprocessados, como presunto e salsicha, por exemplo.
Retenção de líquido
A retenção de líquido pode indicar em algumas pessoas problemas no organismo. O inchaço ao redor dos olhos e nas pernas, por exemplo, pode ser um sintoma nos rins. Já nas pernas, pulmões e barriga pode indicar doença cardíaca.
Além disso, a retenção pode causar dores corporais, desconforto intestinal, agravamento de celulite e estresse, quando for associado a alterações hormonais.
Por isso, essas alterações podem explicar o porquê que as mulheres retém mais líquidos do que os homens.
Como evitar a retenção de líquidos
O tratamento para a retenção de líquidos é feito de modo natural, ingerindo mais água, praticando mais exercícios e tomando chás diuréticos. Mas há alguns casos em que é necessário entrar com medicação.
Então, para evitar a retenção de líquidos é fundamental mudar alguns hábitos, para ter uma qualidade de vida melhor. Veja abaixo quais os passos que você deve tomar.
-
Evite alimentos ricos em sódio e ultraprocessados
Se você está sofrendo com a retenção de líquidos, um passo importante é evitar os alimentos que a provocam, como açúcar, embutidos, fast foods, ultraprocessados e os ricos em sódio.
-
Hidrate-se para ficar livre da retenção de líquidos
Beber água é indispensável na vida de qualquer pessoa para evitar o inchaço. Pois quando o corpo tem a hidratação adequada colabora para o funcionamento dos rins, eliminando todas as toxinas do organismo.
-
Alimentos naturais
Os alimentos naturais, segundo o Ministério da Saúde, como frutas, leguminosas, verduras e oleaginosas (castanhas, vegetais como soja, gergelim e pistache), contribui na redução de líquido, já que esses alimentos são substâncias desintoxicantes e antioxidantes.
-
Consuma fibras
Os alimentos que possuem fibras, como laranja, ameixa, mamão e folhas em geral, além de contribuir para o funcionamento do intestino, auxiliam na prevenção de retenção de líquidos.
Então, esses alimentos devem fazer parte da dieta de todas as pessoas para prevenir o inchaço.
-
Cereais integrais na luta contra retenção de líquido
O consumo de cereais integrais auxilia no funcionamento do intestino, além de ajudar a eliminar o inchaço. Por isso, acrescente em sua dieta o pão integral, farelo de aveia, pão de centeio, arroz integral e o farelo de trigo.
-
Chás diuréticos
Os chás diuréticos como o de boldo, hibisco e o chá verde, tem ação diurética que auxilia na eliminação de líquidos e, portanto, ajuda a evitar o inchaço.
-
Exercício físico contra retenção de líquido
A prática de atividades físicas é um modo natural de desinchar o corpo com efeito rápido, além de contribuir para o emagrecimento.
Os exercícios podem ser desde uma simples caminhada, corrida ou até mesmo andar de bicicleta, por exemplo.
Então, mude já os seus hábitos e fique longe da retenção de líquido.