Quais modalidades de atividade física é recomendado para gestantes?

Manter-se ativa na gestação é de extrema importância para evitar doenças e complicações. Por isso, existem algumas modalidades de atividade física que as gestantes devem praticar.  As atividades físicas têm o poder de promover diversos benefícios para as grávidas, como, redução de inchaço, maior disposição, alívios nas dores nas articulações e costas e os enjoos.  Além de tudo, previnem uma série de doenças como, hipertensão arterial e a diabetes gestacional. Mas isso sem contar que traz benefícios na hora do parto, preparando a musculatura e cardiovascular, e também auxiliando na recuperação no pós-parto. 

Modalidades de atividade física 

Segundo os médicos especialistas, exercitar o assoalho pélvico durante a gravidez traz vários benefícios imensos para as gestantes, como a melhora da respiração, a diminuição de dores, pressão arterial e o fortalecimento da musculatura.  Por isso, veja abaixo quais as modalidades de atividade física que as gestantes podem praticar.   
  •  Musculação

  A musculação é uma das modalidades de atividade física que muitas mães acreditam que é incompatível com a gestação. Mas ela pode sim, e deve ser adotada na gravidez. Principalmente, por aquelas mulheres que já praticavam antes.  Para que a gestante possa praticar sem medo, é necessário ter a autorização do ginecologista. Pois é recomendado a prática com moderação, para fortalecer as musculaturas.  É muito importante deixar claro que as mamães devem tomar o máximo de cuidado para não pegarem excesso de peso.   
  • Pilates

  O pilates é uma modalidade de atividade física bastante recomendada pelos obstetras para as gestantes, pois ele auxilia as mulheres nos aspectos físicos e mentais.  Modalidades de atividade física Além de tudo, melhora a postura e auxilia no fortalecimento muscular, o que é muito importante para evitar as dores na lombar.  Ele também auxilia no fortalecimento da região períneo, combatendo a incontinência urinária e auxiliando nas contrações abdominais, que é muito importante para a hora do parto.    
  • Hidroginástica 

  A hidroginástica é muito recomendada pelos médicos, pois é uma modalidade de exercícios que auxilia as mulheres a praticar atividades físicas sem sobrecarregar o corpo, pois a água suaviza todos os movimentos.  Ela trabalha todos os músculos, proporcionando melhora no equilíbrio físico e na postura. Mas ela também auxilia na circulação sanguínea, combatendo a inchação das pernas e dos pés.   atividade física  
  • Caminhada uma modalidades de atividade física 

  A caminhada é uma das modalidades de atividade física simples, e não exige muita aptidão. Além disso, ela fortalece a musculatura das pernas, facilitando o posicionamento da coluna e, com isso, auxiliando a mulher a sustentar o peso da barriga.  Outra vantagem, é que a caminhada auxilia no movimento do quadril ao caminhar, para ajudar o bebê se encaixar melhor no útero, facilitando para as mulheres que desejam ter o parto normal.  Por mais que essa atividade pareça simples, a caminhada exige alguns cuidados a serem tomados, como evitar os percursos íngremes, para não sobrecarregar as articulações e o aumento excessivo da frequência cardíaca.  Desse modo, também é muito importante utilizar as roupas que facilitam a transpiração, e muito cuidado com o excesso de sol. Por isso, escolher o local para as caminhadas em um lugar mais fresco e com temperaturas e horários mais amenos.   Pratique atividades físicas e tenha uma excelente gestação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *