Proteção a pele do bebê na natação

Ao colocar seu bebê na natação tenha em mente que, embora a área da piscina possa ser coberta (evitando também contato com chuvas e ventos), o uso de filtro solar é necessário até mesmo dentro de casa.
Muito se sabe que a exposição ao sol apesar de ser extremamente importante para a saúde, quando em excesso pode desenvolver lesões malignas, queimaduras solares, envelhecimento precoce e maiores chances de incidência do câncer de pele.
São riscos que a pele delicada dos bebês corre em dobro por serem mais finas.

Entenda qual o filtro recomendado para proteger a pele do bebê na natação
Dado o lembrete dos cuidados a serem tomados com a pele desde o início da vida, fica a incerteza de muitos pais sobre qual o melhor filtro solar usar nos filhos. Como sabemos que a pele do bebê ainda é muito sensível nos primeiros meses de vida (podendo absorver mais o produto e gerar alergias), os pediatras aconselham o uso de protetores solares a partir dos 6 meses, dando enfoque nos filtros baby que contém pequenas partículas de mineral, de modo que refletem os raios ultravioletas atuando como uma barreira física, ao mesmo tempo que não irrita a pele. Após os 2 anos de idade os especialistas indicam protetores Kids e infantis, que misturam filtros de duas categorias: químicos e físicos. Abaixo, explicamos melhor como age cada um.- Filtros químicos – as substâncias contidas nos filtros químicos impedem que os raios UV atravessem a pele, e simultaneamente não prejudicam a mesma. Eles absorvem a energia dos raios e impedem queimaduras, e além disso, são bem fáceis de passar porque a pele absorve melhor.
- Filtros físicos – já os físicos não são retidos pela epiderme e são compostos por componentes naturais, portanto, considerados hipoalérgicos. Protegem contra as queimaduras (raios UVB) e o envelhecimento da pele (raios UVA).
Especificando os filtros solares
Ainda em dúvida sobre qual o melhor filtro para garantir a proteção de seu bebê nas aulas de natação? A gente te ajuda falando mais um pouquinho sobre tudo o que você precisa saber antes de comprar um protetor solar. Para as crianças, existem no mercado filtros baby, Kids e infantil. Conheça mais:- Exclusivamente para os mais pequeninos, a linha baby em sua maioria contém somente protetores físicos, onde o único empecilho está no momento de espalhar o produto no corpo devido a textura, deixando a pele com aquele aspecto esbranquiçado. O ponto mais positivo é que são hipoalérgicos, portanto não provoca reações alérgicas.
- As linhas Kids e infantil costumam conter a mistura dos filtros químicos e físicos. Em ambos os casos, os pediatras salientam que é válido fazer o teste de alergia no antebraço para evitar maiores problemas.
Afinal, qual fator devemos utilizar nos bebês para a natação?
Há quem diga que o FPS 30 aplicado em grossa camada seja o suficiente, outras opiniões profissionais alegam que seja ideal um fator 40, independente do tom de pele. Em crianças com peles mais claras e vulneráveis, a sugestão é utilizar o FPS 50 para que os raios solares não agridam a epiderme. O correto é aplicar 30 minutos antes de sair de casa e reaplicar após a imersão com a água, inclusive em dias nublados. Uma boa tática para acostumar seu filho a sempre usar o protetor solar, é passa-lo em você mesmo na frente dele para dar o exemplo.Tipos de protetor solar
Na hora da escolha do filtro solar, os pais devem prestar atenção se o produto bloqueia tanto os raios UVA quanto os UVB, e se são de fato para uso infantil. Verifique se o produto a ser adquirido leva o selo da ANVISA, e prefira as fórmulas resistentes à água. Evite aqueles formulados com álcool e livre de parabenos e certifique-se que tenha sido dermatologicamente testado. O mais adequado é obter o filtro em forma de creme, posto que os sprays podem ser inalados pela criança e não dão controle o bastante na ocasião de espalhar pelo corpo. Cuide bem da pele de seu bebê nas aulas de natação e guarde boas memórias dessa fase única!