Porque devemos higienizar os equipamentos?

A pandemia da Covid-19 nos fez conscientes da importância da higienização constante de todos os espaços. Mas as Academias sempre foram um local com necessidade constante de higienização, agora ainda mais. Iremos abordar a seguir porque devemos higienizar os equipamentos.

Saiba porque devemos higienizar os equipamentos e quais as vantagens de realizar esse procedimento com frequência.

Porque devemos higienizar os equipamentos de Academias?

Atualmente não há dúvidas sobre os motivos que nos levam a ter que higienizar os equipamentos de Academias e ginásticas em geral.

Um dos motivos mais importantes é que, com a recente e ainda presenta pandemia da Covid-19, provocada pelo Novo Coronavírus, passamos a ter clareza sobre as formas de contágio de vírus e bactérias.

O que sempre existiu passou a ser percebido com clareza e provocou uma mudança absoluta de hábitos em relação à higiene das pessoas e dos espaços de circulação pública em geral.

As Academias sempre precisaram ser higienizadas, mas atualmente, a exigência é que se higienize cada equipamento todas as vezes que mudar o praticante, ou seja, a higienização passou a ser contínua e o tempo todo. Saiba mais sobre porque devemos higienizar os equipamentos de Academias.

Limpeza X Desinfecção

A limpeza não é o mesmo processo que a desinfecção e, inclusive, há diferenças significativas entre os dois previstas em protocolos de saúde.

Basicamente, a limpeza é uma ação para retirada de sujeiras, enquanto a desinfecção mata germes. Mais especificamente, funciona da seguinte forma:

  • Limpeza

A limpeza é um processo que visa a retirada, seja de sujeiras ou mesmo de alguns germes e bactérias, embora não tenha o poder de mata-las.

Assim, a limpeza de uma Academia deixará o espaço livre de poeiras, resíduos e outras sujeiras comuns a todos os ambientes.

  • Desinfecção

Já a desinfecção é um processo onde os germes, vírus e bactérias são eliminados pelos produtos utilizados. É um processo muito realizado em hospitais e clínicas de Saúde.

  • Higienização

Atualmente, os processos exigidos para os equipamentos são os de higienização contínuas e constantes dos aparelhos de Academias. Esse processo é uma forma de eliminar grande parte das bactérias de determinado local.

Porque a higienização é tão importante?

Para saber porque devemos higienizar os equipamentos de Academias, o ideal é saber porque esse processo é tão importante.

Entre os principais motivos para a higienização, podemos citar:

  • Eliminação de germes e bactérias

Atualmente, a eliminação de germes e bactérias é fundamental e regra geral para a frequência de alunos em Academias de todo o país. Mas mesmo em tempos sem pandemia, a higienização é importante e deve ser mantida, já que o Coronavírus não é o único vírus contagioso.

  • A higienização retira líquidos dos equipamentos

Os equipamentos de Academias constantemente ficam impregnados de suor de quem está utilizando. Esse processo é normal, já que toda atividade física implica em suor, mas é um dos motivos pelos quais os equipamentos devem ser constantemente higienizados.

  • Higienização permite melhor aderência

É também através da higienização correta dos equipamentos que se pode obter uma melhor aderência do corpo aos equipamentos. Você já teve a sensação de estar escorregando de um equipamento na Academia?

Essa sensação não pode acontecer e para garantir a segurança de quem pratica Academia, o ideal é a higienização constante.

  • Previne infecções de pele

A higienização correta dos equipamentos também previne a contaminação por fungos que causam infecções na pele, micoses e outros problemas.

Agora que você já sabe porque devemos higienizar os equipamentos, procure a Academia que apresenta melhor segurança nesse quesito. Uma excelente ideia é realizar seus treinos na Pratique Fitness, a maior academia da região de Belo Horizonte!

Quem tal treinar em equipamentos higienizados, com toda segurança?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pratique Google