CUIDADOS COM A TERCEIRA IDADE NA PRÁTICA DO JIU JITSU
Muitas pessoas ficam com medo ou vergonha de praticarem Jiu Jitsu na velhice, mas isso não deve ser um empecilho para lutar essa modalidade. No entanto é importante prestar atenção nos cuidados com a terceira idade na prática do jiu jitsu.
O Jiu Jitsu é feito para todos os tipos de pessoas, desde crianças até idosos, assim como para qualquer porte físico. Atualmente é muito comum encontrar atletas com mais de 50 anos em academias de treino.
Benefícios do Jiu Jitsu para a terceira idade
Existem muitos benefícios na prática de exercícios físicos, desde que você tome os devidos cuidados com a terceira idade na prática do jiu jitsu, veja agora um de seus benefícios:
- Manutenção cardiovascular, devido às articulações frequentes dos membros superiores.
- Fortalecer todas as articulações da estrutura muscular e óssea.
- Aumento de confiança tanto para mulheres como para homens.
- Aumento na disposição mental e física
- Envelhecimento saudável
- Manutenção de peso
- Sociabilidade
- Exercitar a memória
- Diminui significativamente a perda de músculos
- Fortalece os ligamentos e a estrutura muscular
Confira em seguida algumas dicas de cuidados com a terceira idade na prática do jiu jitsu
Depois de uma certa idade é bom prestarmos atenção em como fazemos os exercícios físicos, e como nos preparamos para ele. Qualquer fora pode vir a ser prejudicial para o estado físico e mental.
Exatamente por isso, separamos algumas dicas para que você tome os devidos cuidados com a terceira idade na prática do jiu jitsu, confira quais são elas:
- Sempre ficar de olho na dieta. Comer bastante alimentos ricos em ômega 3
- Recuperação no pós-treino, é uma grande dificuldade para atletas na terceira idade, para atenuar esse processo se alimentando melhor, hidratando com bastante água, e tirando um tempo para descanso.
- Sempre faça alongamento antes de começar seu treino, todos deveriam fazer, ainda mais quem já está ali pra cima dos 50.
- Não force muito, faça apenas o que o seu corpo aguenta, de forma gradual, para não prejudicar sua saúde!
- Escolha seus pesos, pegue os que você aguenta sem muito esforço, não dê um passo maior que a perna.
- Não conseguimos nos livrar de todas as lesões, mas algumas coisas nos ajudam a prevenir algumas delas, não vá tão afoito no treino para que não se machuque, assim podendo voltar para o tatame no dia seguinte.
- É bacana tomar alguma vitamina para repor depois do treino
- Mesmo se você nunca praticou algum esporte, o Jiu Jitsu é muito receptivo para todos
- Jamais tente medir força com atletas mais novos.
Manter a mente saudável com o Jiu Jitsu
Para o treino de Jiu Jitsu não adianta ter um corpo saudável e 100% ativo apenas, a mente conta muito nesse tipo de arte marcial. Já ouviu falar que sua mente pode ser o seu inimigo. Já foi comprovado, cientificamente, que um dos cuidados com a terceira idade na prática do jiu jitsu, é o fato dele ser um excelente recurso para combater doenças como depressão e ansiedade.
Como passar por um envelhecimento saudável
Envelhecer é uma coisa que vai acontecer com todos nós, porém podemos optar por envelhecermos de maneira saudável ou não. Apenas trocando os maus hábitos por um pouco de exercício físico você conseguirá ter uma velhice mais tranquila e com saúde.
O Jiu Jitsu além de exercitar o seu corpo, fazer bem para sua mente, é um excelente aliado para quem quer entrar na velhice com saúde e permanecer assim. Os exercícios físicos sempre são ótimos aliados, desde que com todos os cuidados com a terceira idade na prática do jiu jitsu.