Encontrar modalidades de treinamento que fortaleçam o corpo e sejam benéficas pode não ser uma tarefa fácil, por isso hoje, viemos trazer mais uma sugestão: o treinamento funcional.

Trata-se de uma modalidade de treino que possui exercícios mais dinâmicos e trabalha ao mesmo tempo diversas capacidades físicas. Seu principal foco é o aprimoramento, pois utilizar exercícios como agachar, sentar e correr, por exemplo, que são atividades que podemos realizar em nosso dia a dia.

Trabalhando força, potência, alongamento, equilíbrio e resistência cardiorrespiratória, o treinamento funcional pode ser a próxima modalidade que você vai escolher. Então fique atento ao post para saber mais sobre o assunto.

Como se dá o método de treinamento funcional ?

O treinamento funcional acontece por meio de exercícios compostos. Além disso, sua realização pode ser com o peso do próprio corpo, assim como, com elásticos, barras, pneus e tudo mais que possa exigir da sua capacidade física.

Outra vantagem desse tipo de treinamento, é que ele pode acontecer tanto em um ambiente de academia como também, em casa ou ao ar livre. Basta escolher corretamente os exercícios e a sequência e fazer!

É importante ressaltar que os movimentos deste tipo de treino são, em sua maioria, multiarticulares, ou seja, utilizam mais de uma articulação.

Treinamento funcional

E quais são os exercícios mais comuns ?

Muitos exercícios podem fazer parte da lista de treinamento funcional, principalmente aqueles que você faz na academia, com aparelhos e barras. Tudo vai depender da finalidade do treino.  Veja alguns exemplos:

  • Agachamento;
  • Afundo;
  • Prancha;
  • Exercícios abdominais;
  • Montaim Climbers;
  • Polichinelos;
  • Flexão de braço;
  • Corrida parado ou entre cones;
  • Pular corda;
  • Empurrar pneus;
  • Saltos em diferentes lugares;
  • Remadas;
  • Barra fixa;
  • E muito mais.

A composição dos treinos deve ser montada por um profissional qualificado, ou seja, um personal trainer, que será capaz de trabalhar diferentes grupos musculares de acordo com as necessidades de cada aluno.

treinamento funcional

Vantagens

O treinamento funcional é uma modalidade de exercício que permite o trabalho de diversos grupos musculares ao mesmo tempo, permitindo assim, o fortalecimento de uma maneira geral do organismo em diferentes aspectos, como respiração, circulação, resistência, força e equilíbrio, como já dito anteriormente.

Além disso, é um tipo de treino que pode ser realizado em pouco tempo em relação a outros tipos de exercícios, como a musculação, por exemplo.

Pode ser uma ótima ideia para quem deseja inovar e já está há muito tempo praticando exercícios. Também é uma ótima forma de se começar a praticar alguma atividade física. Portanto, vale a pena investir nele.

E se você quer encontrar o melhor lugar para realizar o seu treino funcional, então conte com a Pratique. Aqui, nós temos profissionais qualificados para dar a você o suporte necessário para obter bons resultados.

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