O treino de musculação para definição é um dos mais procurados nas academias de todo o Brasil. A atividade física relacionados a tal prática não só contribui para a estética exterior, um dos principais motivos pela procura, mas também, contribui para a saúde geral do corpo.
O treinamento de força, conhecido popularmente como musculação é uma forma de exercício contra resistência, para o treinamento e desenvolvimento dos músculos.
A musculação é um meio de treinamento na qual se integram as principais áreas de conhecimento sobre o comportamento fisiológico e motor do corpo, objetivando entender e explicar as adaptações crônicas e agudas
Antes de um treino de musculação para definição, atente-se à alimentação
Para alcançar o corpo desejado de forma saudável e rápido, você precisará mudar os hábitos alimentares. Uma alimentação saudável é responsável por 90% dos resultados que seu corpo apresentar. Fazer um treino de musculação para definição e não mudar a alimentação, não te trará benefícios.
Consuma mais legumes e verduras, retire todos os carboidratos refinados da sua alimentação, consuma mais carnes e vegetais e menos alimentos industrializados. Diminua o sal e aumente o consumo de alimentos naturais, como folhas e raízes.
Uma alimentação saudável te deixará mais disposto para realização dos treinos, que logo serão apresentados, e consequentemente, seu corpo estará mais saudável. Algumas das opções de alimentos incluem:
-
Ovo com gema;
-
Iogurte;
-
Salmão;
-
Carne vermelha;
-
Azeite de oliva;
-
Amêndoas;
-
Água;
-
Café.
O treino de musculação para definição
Para ter os resultados de um treino de musculação para definição é necessário fazer em média 4 séries de cada exercício, com repetições que podem variar de 15 a 20. O tempo de descanso deve ser menor que na musculação para ganhar massa muscular, sendo necessário só 30 segundos.
A execução dos exercícios não precisa ser tão concentrada, ela pode ser um pouco mais acelerada, desde que faça os movimentos completos. Desta forma, a gordura será queimada, você irá ganhar massa magra e consequentemente, seu corpo começará a apresentar sinais da definição.
Aos poucos você notará os braços e as pernas mais firmes, fortes e definidos. Logo o abdômen e assim por diante.
Tenha paciência para alcançar os resultados
Na ansiedade de ver os resultados, muitos que fazem o treino de musculação para definição, erram em certos aspectos. Confira a lista e se atente para não cometer os mesmos erros e comprometer o seu treino:
-
Treinar sem descansar
Na tentativa de conquistar logo seu objetivo, muita gente investe em treinamento excessivo, não no que diz respeito à carga, mas com relação ao volume de treino. Por isso, nada de fazer séries com 1000 repetições achando que está no caminho certo para a definição do abdômen.
Invista em exercícios realizados em 3 ou 4 séries, com no máximo 15 repetições, sem exageros que, além de não trazerem resultados efetivos, podem sobrecarregar a sua coluna.
-
Fazer o exercício errado
É comum que os praticantes de musculação iniciantes deixem de lado os exercícios para os músculos oblíquos, aqueles que ficam na lateral do abdômen. Ao lado dos músculos inferiores e do reto abdominal, eles são responsáveis pela sustentação da região do tronco, e negligenciá-los pode comprometer bastante os seus resultados.
-
Não trabalhar a respiração
Outra dica bem importante é que, ao realizar o seu treinamento de musculação, você evite um erro bastante comum, principalmente entre os iniciantes, que é prender a respiração.
Gostou do conteúdo sobre o treino de musculação para definição? Comente o que achou e compartilhe essas súper dicas.