Sentir dor após a musculação é comum. Mas será que é normal?

Talvez você já tenha passado pela experiência desagradável de malhar, e acordar completamente dolorido no dia seguinte. Para algumas pessoas a dor é tão intensa, que é necessário administrar um analgésico. Mas saiba que sentir dor após a musculação é comum.

A dor é tão comum – e até mesmo cultuada – dentro das academias, que a expressão “no pain, no gain”, que em tradução livre significa – sem dor, sem ganho – demonstra isso.

Mas até que ponto sentir dor após a musculação é comum? Veja quais são as nossas dicas para diminuir o incômodo, e descubra se você está passando do limite, ou realmente está dentro do aceitável quando o assunto é dor.

No pain, no gain – quando sentir dor após a musculação é comum?

A primeira coisa que você precisa saber é que sentir um pouco de dor é normal. Isso serve tanto para quem está começando a se exercitar – que pode sofrer um pouco mais no começo – quanto para quem já pratica alguma atividade com frequência.

Essa dor acontece, na verdade, sempre que realizamos tarefas mais “Pesadas” as quais não estamos acostumados. Esses exercícios acabam causando micro lesões nos músculos, o que desencadeia o incômodo.

  • A dor significa que está fazendo efeito?

É comum ouvirmos dizer que se está doendo é porque o exercício fez o devido efeito. Mas será que isso é mesmo verdade?

Sentir dor após a musculação é comum, principalmente quando você exercita músculos que estão há muito tempo parados. Isso acontece porque durante o treino acontecem rupturas minúsculas das fibras.

Por que sentimos dor depois de malhar?

Pense no seguinte: para que os seus músculos se tornem fortes e maiores, é preciso que eles sejam sobrecarregados com exercícios físicos. Quando você faz isso, eles são “danificados”, e durante o processo de regeneração ficam doloridos.

Quando se recompõem por completo, eles estão mais resistentes e também maiores e mais rígidos. Por isso que sentir dor após a musculação é comum. Trata-se justamente da recuperação muscular.

  • Quanto tempo vai durar a dor depois dos exercícios?

Sentir dor após a musculação é comum, mas não deve perdurar por um longo período. O mais comum é que durem em torno de 3 a 5 dias, podendo se estender até 10.

Nesse período, você vai sentir dores nos músculos que foram mais trabalhados, sendo muito comum em braços, coxas e abdômen.

A dor está insuportável? É hora de procurar um médico!

É importantíssimo que você entenda que sentir dor após a musculação é comum, mas não deve ser algo insuportável, ou mesmo que lhe cause grande sofrimento.

Se você achar que a dor está muito intensa, deverá procurar ajuda médica – pode ser que você tenha sofrido alguma lesão por conta de exercícios executados de forma errada, ou excesso de carga.

  • Analgésico para dor:

Se você for ao médico, e ele constatar que você está com dores normais, apenas decorrentes do processo de regeneração dos grupos musculares, então não se preocupe.

Pode até ser que o médico lhe indique um analgésico para diminuir esse incômodo, no entanto, em poucos dias você já estará completamente recuperado, e sem sentir nenhuma dor.

  • Devo treinar mesmo com a dor do treino anterior?

Como você viu, sentir dor após a musculação é comum, e muitas vezes significa que o seu treino está surtindo efeito, sim. O ideal é que você continue treinando mesmo se estiver dolorido, pois conforme o tempo passe, as dores vão diminuir, e o treino se tornará cada vez mais fácil.

Somente interrompa o treino se a dor for intensa, ou se houver indicação do seu médico ou orientador físico. No mais, sempre considere que sentir dor após a musculação é comum.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password