9 regras de etiqueta para a academia

A academia é um lugar com grande circulação de pessoas de todos os tipos, estilos e gostos. Por isso, é sempre bom tomar alguns cuidados para promover o bem-estar coletivo. Neste post, listamos 9 regras de etiqueta para a academia. Confira!

Compartilhe os aparelhos

Principalmente em horários de pico, nem sempre há aparelhos suficientes para que todos os alunos usem sozinhos. Por isso, é importante ceder o espaço para que outras pessoas também possam usar o mesmo aparelho. Você pode aproveitar o tempo de descanso de outra pessoa entre cada série, por exemplo, para fazer a sua série. Dessa forma, ninguém fica sem malhar.

Limpe todos os aparelhos que usar

É comum suar na academia, principalmente em exercícios de alta intensidade. Só que deixar o seu suor impresso nos aparelhos após o término das suas séries de exercícios não é uma boa prática. Além de anti-higiênico, isso ajuda a transmitir doenças como a Hepatite B. Limpe cada aparelho ou objeto após o uso, para que outras pessoas não entrem em contato com a sua secreção.

Não use o celular

Se você tem que atender a uma ligação importante ou entrar em contato com alguém, faça fora dos aparelhos de ginástica e também longe dos corredores de grande circulação. Usar o celular na academia significa o atraso das suas séries de exercícios, podendo interferir no resultado se você se distrair e exceder o tempo de descanso. Além disso, impede que outras pessoas realizem exercícios no ambiente que você ocupa ou usem os aparelhos.

Seja educado

Bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, com licença e obrigado. As famosas “palavras mágicas” podem e devem ser usadas todos os dias. Ajude a tornar a academia um lugar mais agradável, com pessoas mais educadas e gentis.

Respeite o espaço coletivo

Assim como você, dezenas ou centenas de outras pessoas também utilizam esse mesmo espaço. Por isso, não monopolize os aparelhos, não deixe os seus pertences espalhados pelas áreas comuns, não use as barras de alongamento para fazer outros exercícios e evite treinar em frente ao espelho de forma que atrapalhe a visão dos outros alunos.

Não jogue os pesos no chão

Em alguns exercícios temos que suportar cargas pesadas, mas isso não quer dizer que você deve jogá-las no chão de qualquer forma no fim da série. Isso pode machucar você ou outra pessoa que estiver por perto, além de incomodar com o barulho do impacto.

Deixe tudo no lugar certo

Halteres, anilhas, colchonetes, bolas e outros instrumentos que ajudam nos exercícios têm lugares certos para serem armazenados. Por isso, você deve respeitar essa organização. Se todos fizerem a sua parte, fica mais fácil encontrar tudo o que for preciso para compor o treino.

Use roupas adequadas

Não há nada de errado em usar roupas mais curtas e justas na academia, já que o ambiente é propício para essas peças, além de melhorar a mobilidade e a flexibilidade. Os exageros, no entanto, devem ser evitados. Decotes profundos, roupas curtas ou justas demais podem incomodar ou tirar a atenção dos alunos. Na dúvida, use o bom senso.

Não grite

Às vezes o esforço que o exercício pede é muito grande, mas nem por isso você deve incomodar as outras pessoas com os gritos. Isso pode ser sinal de que você está se esforçando além do que o seu corpo pode aguentar, correndo o risco de causar dores ou lesões.

Essas são algumas regras de etiqueta para academia. Com bom senso e noção de coletividade, é possível transformar o ambiente em um lugar agradável para todos. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

1 comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password