Com a proximidade do verão muitas pessoas passam a dar mais atenção ao seu peso corporal. No entanto, a origem dessa preocupação normalmente tem fundamentos puramente estéticos. Não deveria ser assim. A preocupação maior com o excesso de peso deveria ser a saúde geral. Isso porque o excesso de peso aumenta consideravelmente o risco de morte!
Uma nova pesquisa descobriu que pessoas com excesso de peso ou obesidade têm um risco de mortalidade entre 22% e 91% maior do que aquelas com peso saudável!
As descobertas, publicadas na revista Population Studies, contrariam o senso comum de que o excesso de peso aumenta o risco de mortalidade apenas em casos extremos.
A análise estatística dos dados de quase 18.000 pessoas também evidencia o problema da utilização do índice de massa corporal (IMC) para diagnosticar saúde metabólica, provando que essa medida pode distorcer os resultados. Depois de corrigir os dados do IMC, estima-se que cerca de 1 em cada 6 mortes está relacionada com excesso de peso ou obesidade.
O que é o IMC?
O IMC é o Índice de Massa Corporal. Ele é uma medida muito fácil de ser calculada e talvez por isso seu uso seja tão abrangente. Para calcular o IMC basta dividir seu peso corporal (em Kg) pela sua altura (em metros) ao quadrado. O problema dessa medida é que pessoas com muita massa muscular podem ser consideradas obesas sem o serem.
Isso porque o IMC não pode dizer que porcentagem do peso de uma pessoa é proveniente da gordura, músculos ou ossos. Isso explica por que atletas podem ter IMC alto, apesar de terem pouca gordura corporal!
Além disso, à medida que as pessoas envelhecem é comum perder massa muscular e óssea mas ganhar gordura abdominal, uma mudança na composição corporal que seria preocupante para a saúde, mas poderia passar despercebida usando o IMC.
Qual a relação entre excesso de peso e risco de morte?
Vários estudos rigorosos mostram que doenças cardíacas, hipertensão arterial e diabetes, que estão frequentemente associados ao excesso de peso, elevam o risco de morte.
Mesmo que o IMC não seja uma boa medida para avaliar a saúde, pessoas com IMC alto sem terem massa muscular desenvolvida correm um risco ampliado de desenvolver doenças que podem levar à morte, particularmente doenças metabólicas (doenças do coração e diabetes).
Há um conjunto crescente de estudos que sugerem que as consequências à saúde do IMC alto dependem do tempo de vida que a pessoa passou com excesso de peso. Quanto maior for a duração (em meses e anos) do tempo com excesso de peso, maiores as chances de uma pessoa ter doenças metabólicas graves.
Logo, é importante não apenas perder peso, mas também manter-se no peso adequado!
Como perder peso e manter um bom peso corporal?
A maneira mais eficaz e segura de perder peso definitivamente é combinar uma alimentação inteligente com a prática de atividades ou exercícios físicos.
Dessa forma você perde peso gradativamente em pequenas quantidades mas de maneira constante e sustentável. Depois de emagrecer um pouco você deve passar um tempo no novo peso para que seu metabolismo se adapte, para então partir para outro ciclo de perda de peso. E assim por diante até atingir seu peso ideal!
Toda atividade física ajuda a queimar gordura corporal e preservar a massa muscular. Isso levará a uma mudança na forma do seu corpo ao longo do tempo e também lhe ajudará no controle de peso no longo prazo.
Mas onde você pode ter acesso a um acompanhamento nutricional para ter uma boa alimentação sem passar fome?
Vem para a Pratique! Aqui nós te ajudamos a ser mais feliz e saudável!