HomeMusculaçãoO que é musculação com peso livre

O que é musculação com peso livre

Um pouco rejeitada por alguns, mas amada por aqueles que sabem dos seus benefícios, a musculação com peso livre é uma das tendências para 2022, já que pode trazer inúmeros resultados positivos para os seus praticantes.

Trata-se da modalidade de musculação onde os praticantes não utilizam aparelhos com barra guiada ou que reproduzem o movimento, como, por exemplo, o agachamento com barra guiada ou o aparelho leg press.

Assim, o praticante utiliza, no lugar destes aparelhos, barras livres, anilhas e até mesmo, caneleiras para que possa realizar os exercícios. Vale lembrar que é preciso se atentar aos movimentos, para que a sua realização não seja feita de forma incorreta e isso possa prejudicar seus membros e articulações de maneira até mesmo, grave.

Principais benefícios da musculação com peso livre

musculação com peso livre

Praticar musculação com peso livre pode ser uma ótima opção para quem deseja ganhar tônus muscular e fortalecer as articulações. Além disso, ajuda também na flexibilidade e na coordenação motora.

Outros benefícios que podem ser notados com essa prática são:

  • Maior gasto calórico – já que a musculação com peso livre exige mais dos músculos e do corpo como um todo;
  • Os exercícios são realizados com maior amplitude – sabe-se que a musculação realizada em aparelhos limite alguns movimentos, mas isso não acontece quando os exercícios são realizados de forma livre;
  • Prática em áreas abertas – essa modalidade dá a possibilidade ao praticante de que seja realizada em outras áreas, além da academia, já que não há a necessidade de aparelhos.

Também é uma forma de diversificar a prática da musculação, dando mais ênfase nos exercícios.

Principais cuidados que você deve ter ao realizar a prática

musculação com peso livre

Mesmo sendo uma excelente opção, essa modalidade exige que o praticante tenha noções básicas sobre a execução de movimentos.

Além disso, é importante se atentar à quantidade de carga, que não deve exceder ao limite do seu corpo, o que poderá causar lesões.

Quais exercícios podem ser realizados com peso livre

Basicamente, todos os exercícios para diferentes grupos musculares que você pratica na musculação, você também poderá realizar de forma livre. Veja alguns exemplos:

  • Agachamento – poderá ser realizado tanto com barra livre, com ou sem anilhas, bem como, com halteres;
  • Avanço – tem as mesmas possibilidades que o agachamento, e, além disso, você poderá realizá-lo caminhando, com caneleiras;
  • Rosca bíceps e patada – que, comumente, já são realizados de forma livre utilizando halteres;
  • Extensão e flexão das pernas – podem ser realizadas com caneleiras;
  • Supino – pode ser realizado com halteres.

Estas são apenas algumas opções de exercícios de musculação que você poderá realizar com peso livre. E, para que você obtenha êxito, conte sempre com a ajuda de um profissional.

Aqui, na Pratique, nós temos os melhores personais, que poderão fornecer treinos adequados com as suas necessidades. Por isso, não perca mais tempo, venha fazer sua inscrição ainda hoje, estamos te esperando.

 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS