HomeAcademia Pratique FitnessO QUE É MAIS IMPORTANTE: CONDICIONAMENTO FÍSICO OU PERDER PESO?

O QUE É MAIS IMPORTANTE: CONDICIONAMENTO FÍSICO OU PERDER PESO?

Quer um um bom motivo para fazer exercícios, além de simplesmente perder peso?

 

Um maior condicionamento físico e a manutenção do peso corporal reduzem o risco de doença renal crônica em adultos com obesidade, de acordo com um estudo publicado no periódico “Obesity”. O interessante é que apenas perder peso não diminui esse risco!

O que é Doença Renal Crônica?

 

Os rins filtram resíduos do sangue e auxiliam na eliminação de toxinas do organismo. À medida que eles falham, esses resíduos começam a se acumular. A doença renal crônica consiste na perda progressiva da função dos rins. A doença renal crônica é silenciosa, não apresenta sintomas e tem registrado crescente prevalência, alta mortalidade e elevados custos.

 

Como o excesso de peso prejudica os rins?

 

A obesidade é um fator de risco bem estabelecido para doença renal. As alterações hormonais relacionadas à gordura corporal extra podem aumentar o volume de fluidos corporais, aumentar a pressão arterial e promover a resistência à insulina. Tudo isso força os rins a trabalharem mais para filtrar o sangue, causando danos e cicatrizes.

 O JEITO MAIS FÁCIL DE DIMINUIR A PRESSÃO ARTERIAL
O JEITO MAIS FÁCIL DE DIMINUIR A PRESSÃO ARTERIAL

“Os rins só podem compensar até certo ponto antes que haja danos permanentes”, disse a autora do estudo, Meera Harhay, especialista em transplante renal e diretora médica de pesquisa clínica da Universidade Drexel, na Filadélfia (EUA).

 

No estudo, Harhay e seus colegas usaram dados de 6.814 adultos de meia-idade em seis cidades dos EUA, monitorando o seu peso e outras medidas de saúde ao longo de 10 anos. Desse grupo, os investigadores concentraram-se em cerca de 1.200 adultos que se enquadravam na definição médica de obesos mas que iniciaram o estudo sem doença renal ou diabetes (que pode causar doença renal).

 

Eles descobriram que para cada 5,5 quilos que as pessoas ganhavam, o risco de doença renal aumentava 34%. Mas perder peso não diminuiu o risco. Isto sugere que prevenir o ganho de peso pode ser mais importante para prevenir a doença renal do que tentar perder peso depois de engordar.

 

Usando o ritmo de caminhada como medida de condicionamento físico, os pesquisadores descobriram que aqueles que caminhavam numa velocidade abaixo de 3 quilômetros por hora tinham 57% mais probabilidade de contrair doenças renais do que aqueles que caminhavam mais rápido.

 

Depois que o tecido cicatricial se forma nos rins, esse dano não pode ser desfeito! Mas o exercício regular pode ajudar o corpo a sobreviver a esses danos, segundo os investigadores.

 

O benefício está relacionado aos efeitos anti-inflamatórios do exercício regular e à melhoria da saúde do coração e dos vasos sanguíneos. “Os mecanismos pelos quais o exercício e o melhor condicionamento físico protegem os rins representam uma importante lacuna de conhecimento”, disse a pesquisadora.

 

Muito além do peso corporal

O JEITO MAIS FÁCIL DE DIMINUIR A PRESSÃO ARTERIAL
O JEITO MAIS FÁCIL DE DIMINUIR A PRESSÃO ARTERIAL

O estudo reflete uma tendência crescente na pesquisa sobre obesidade, que se afasta do foco apenas no peso corporal e passa a investigar outras coisas que possam explicar a ligação entre obesidade e doenças.

 

“Há cerca de duas décadas, tem havido pesquisas aprofundadas sobre qual é o fator mais forte para a nossa longevidade e o risco de doenças”, disse Matthew Ahmadi, PhD, pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Sydney, na Austrália.

 

Um estudo de 2021, realizado por investigadores da Universidade do Arizona, descobriu que iniciar uma rotina regular de exercícios – quer resultasse em perda de peso ou não – combatia o risco de morte precoce associado a um elevado índice de massa corporal.

 

A doença renal está associada à perda muscular (sarcopenia) e à perda de força muscular (dinapenia). Por isso, o treinamento contra resistência (musculação) pode ser uma boa opção. Na verdade, pesquisas recentes sugerem que o treinamento resistido pode ser melhor para melhorar a velocidade de caminhada em pacientes com sarcopenia do que programas que também utilizam outros tipos de treinamento.

 

Por tudo isso, a melhor coisa que você pode fazer para sua saúde é uma rotina de atividades físicas que envolva tanto exercícios cardiovasculares quanto exercícios de musculação.

 

Mas onde fazer isso?  Vem para a Pratique! Aqui nós cuidamos de você.

 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS