Embora envelhecer seja um processo natural, à medida que os anos passam, fica cada vez mais difícil lidar com as alterações do organismo. A Natação Com Idosos é uma boa alternativa para quem deseja manter-se em atividade apesar dos anos.
Como já foi mencionado, com o passar dos anos é impossível evitar que o organismo sofra alterações físicas e cognitivas. Mas se manter em atividade ou no escolher pelo sedentarismo são opções disponíveis ao alcance de todos.
Alguns exercícios, como é o caso da Natação Com Idosos, podem auxiliar na adaptação ao novo estilo de vida. Atividades como esta são capazes de tornar o dia dos seus praticantes mais agradável, além de proporcionar inúmeros benefícios ao organismo.
Natação Com Idosos – Prática essencial para a qualidade de vida na terceira idade
Nesse período da vida, a prática de exercícios físicos ganha outro peso. Se tornam ainda mais importantes, pois é justamente nessa fase que é preciso combater seriamente o sedentarismo e fortalecer o organismo.
Deixar que os idosos ficam imersos em suas zonas de conforto é fadá-los ao sedentarismo. E este último tem sido a principal causa de doenças na terceira idade, como a osteoporose, a obesidade, a hipertensão e a depressão.
Além disso, é também nessa fase da vida que os idosos ficam mais sujeitos às quedas. Enquanto isso, suas estruturas musculares e ósseas se encontram cada vez mais frágeis.
Dada a alta incidência de fraturas derivadas de tombos e quedas, após essas lesões, o idoso passa a ser cada vez mais dependente de outras pessoas. Essa condição pode afetar a qualidade da sua vida, seu bem-estar, além de reduzir sua mobilidade.
A Natação Com Idosos é uma forma de devolver a sociabilidade a essas pessoas, ao mesmo tempo em que cuida de preservar sua saúde mental e física.
Muitas pessoas após aderirem às práticas aquáticas em grupo, mudam a maneira como se relacionam com os outros, aumentando seus vínculos interpessoais e sua rede de contatos.
Benefícios da natação para terceira idade
Entre os principais benefícios da prática da natação com idosos está a melhora na estrutura física e o reforço dos músculos. Mas também pode-se somar a esta conta, ganhos positivos no humor e na sensação de bem-estar. Confira alguns dos principais benefícios em mais detalhes.
1# Significativa melhora do condicionamento físico
A natação trabalha com a estimulação de todos os grupos musculares. Diferente do que ocorre em outros esportes, como no ciclismo ou corrida. Nesta época da vida é essencial o fortalecimento da estrutura física como um todo, e a Natação Com Idosos cumpre sua função.
2# Proteção às articulações
O contato com a água oferece uma proteção natural às articulações do corpo, em especial, dos membros inferiores. O desgaste é natural nessa fase da vida, mas a prática constante de esportes com contato no solo, como a corrida, pode acentuar esses efeitos.
3# Significativa melhora da capacidade cardiorrespiratória
Tanto o sistema respiratório como o cardiovascular são fortalecidos com a prática da natação. Isso se dá devido à elevação dos batimentos cardíacos. Além disso, a melhora da respiração é resultado da dilatação das vias respiratórias, que acontece após o contato com a água.
4# Capacidade cognitiva estimulada
É justamente na terceira idade que os riscos de doenças degenerativas se mostram mais evidentes. É por isso que se deve estimular a cognição, especialmente, nessa fase.
Como já foi dito, a Natação Com Idosos é uma prática que proporciona diversos benefícios à vida dos seus praticantes. Além dos ganhos de ordem física, também devem ser somados a eles os ganhos em qualidade de vida, bem-estar e aumento da autoestima.