Os exercícios aquáticos, ou seja, realizados na água, continuam ainda sendo a melhor opção para aqueles que estão buscando ganhar força muscular e resistência física. Assim, muitos estão em busca dos principais exercícios da hidroginástica.
A hidroginástica é capaz de ajudar muito no equilíbrio da saúde do corpo e apresenta uma lista enorme de benefícios. Porém, é sempre importante que exista um acompanhamento de um profissional para a realização da atividade.
Assim, a hidroginástica é um exercício muito completo e recomendado pelos médicos, principalmente devido ao fato de não causar qualquer impacto, melhorar a capacidade aeróbica, a flexibilidade, resistência cardiorrespiratória e a força muscular.
Saiba mais sobre os principais exercícios de hidroginástica
Os exercícios realizados na água, como a hidroginástica, ao bastante recomendados para todas as idades e apresenta como principal beneficio o fato de não produzir impacto, como é o caso das atividades que são realizadas em solo.
No entanto, é sempre importante que se tenha alguns cuidados antes de entrar na piscina e realize a hidroginástica, onde os movimentos são realizados em pé ou com acessórios que podem ajudar na flutuação.
Assim, o mais correto é realizar atividades com a água com uma altura que seja confortável, onde o indivíduo consiga fazer todos os seus exercícios com os pés bem fixados no fundo da piscina, sem o perigo se de afogar. Com isso, confira o passo a passo a ser seguido em uma aula de hidroginástica:
- Primeiramente deve haver o aquecimento, pois os exercícios na água exigem que o corpo, como qualquer outra modalidade de atividade física, seja aquecido antes da prática da atividade.
Assim, o aquecimento é capaz de preparar, as articulações para que a sequência das atividades e garanta o aumento do metabolismo.
Assim, por exemplo, é indicado que exista alongamentos específicos para os grupamentos musculares que irão ser trabalhados.
Além disso, ainda pode ser realizado no aquecimento uma corrida ao invés de uma caminhada.
- Após o aquecimento é indicado o uso de acessórios básicos que possam ser levados para a piscina, como a boia espaguete e os halteres, onde tais equipamentos garantem um melhor suporte de flutuação ou ainda aumentam a intensidade dos exercícios na água.
Além disso, caso não haja esses acessórios, é interessante procurar algo que possa ajudar na flutuação, como o uso de garrafinhas que tenham água dentro, como peso, por exemplo.
- Como terceiro passo entra os exercícios, onde a indicação são alguns movimentos que podem ser realizados na piscina, como:
- Abdominal na água;
- Chute na água;
- Elevação lateral na água, o qual é capaz de trabalhar os membros superiores, principalmente costas e ombros;
- Por sim, você pode realizar o exercício de rosca simultânea, o qual já trabalha os membros superiores, mas especialmente os braços.
Portanto, a prática dos principais exercícios da hidroginástica, como os citados acima, como em qualquer modalidade de atividade física, é sempre necessária que exista um acompanhamento de um profissional capacitado para que ocorra a execução dos movimentos de forma correta, além ainda de evitar que haja lesões com a prática da hidroginástica.