HomeAcademiaGinástica rítmica emagrece?

Ginástica rítmica emagrece?

A procura incessante por um corpo perfeito faz com muitas pessoas procurem alternativas diversas para consegui-lo e uma pergunta frequente é se a ginastica rítmica emagrece.

A modalidade além de estar presente em competições tanto mundiais quanto em regiões especificas também veem crescendo dentro das academias para a pratica por pessoas não competidoras.

É um esporte praticado em sua maioria pelo público feminino, porem nada impede de homens a realiza-la.

A ginastica rítmica utiliza alguns objetos que deixam a execução dos movimentos mais bonitos, como o uso de fitas, bolas, cordas, maças, arcos, entre outros. Objetos estes que contribuem para o grande espetáculo que é assistir esta modalidade.

Muitas pessoas gostam de praticar a ginastica rítmica devido aos movimentos realizados e que são sempre acompanhados por uma música que anima e empolga.

O que é preciso para emagrecer com a ginastica rítmica

Os exercícios executados por esta modalidade exigem do participante características muito especificas e de amplitudes diferentes.

Ritmo, ginga, leveza, força, disciplina, concentração, flexibilidade, equilíbrio, são algumas características essenciais para as praticantes.

São consideradas atividades complexas e que exigem uma grande demanda de energia pelo corpo o que faz com que o mesmo mobilize as reservas para fornece-la.

As maiores reservas de energia do corpo humano se encontram no tecido adiposo e ao praticar exercícios que demandem mais energia está reserva é mobilizada, acontecendo então a queima de gordura tão desejada por muitas pessoas.

Em cada aula de uma hora de duração de ginastica rítmica calcula-se que há a perda de aproximadamente 400 calorias, dependendo do tipo e intensidade aplicados. Quantidade esta que equivale a uma grande refeição.

Porém vale sempre lembrar que é preciso manter uma alimentação equilibrada aliada a pratica de exercícios físicos principalmente os que são mais intensos. Uma má alimentação pode causar sérios danos para a saúde e ser ineficaz no objetivo que se busca.

Benefícios da ginastica rítmica

  • Definição do corpo;
  • Trabalha e fortifica todos os músculos;
  • Aumenta a flexibilidade e a elasticidade;
  • Contribui e muito para a perda de peso e medidas;
  • Eleva a autoestima;
  • Diminui o estresse do dia a dia;
  • Desenvolve o sistema motor em crianças e nos adultos ajuda a aprimora-los;
  • Desenvolve o raciocínio e agilidade;
  • Pode ser praticada por qualquer idade;
  • Contribui para melhora na saúde e aumento da qualidade de vida;

Ginastica rítmica é só para competições

Não, esta modalidade está crescendo cada vez mais nas academias devido ao aumento da procura por desportistas (praticantes de atividades que não competem).

Os resultados desta pratica são visíveis a partir do início da mesma. A ginastica rítmica modela e define o corpo, além de aumentar a flexibilidade e elasticidade dos músculos.

No início podem gerar alguns desconfortos devido a dor causada na musculatura, mais com o passar do tempo e a pratica frequente elas desaparecem, tornando visíveis os efeitos benéficos da modalidade.

Porém para quem tem a intenção de não somente praticar uma atividade física e sim de tornar-se um atleta competidor é necessário além de uma maior dedicação nos treinos em relação a horários, um maior comprometimento com o esporte.

Vale reforçar sempre que todo tipo de atividade física, seja por lazer, competição ou por saúde deve ser realizada com a supervisão de um profissional capacitado para o tal. Também é importante ressaltar que para pessoas que possuem alguns casos de doenças associadas é necessário consultar um médico para adequar o melhor tipo de exercício a se fazer, evitando impactos negativos na saúde.

Assim podemos afirmar que a ginastica rítmica emagrece sim e é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço nas academias, devido aos vários benefícios proporcionados e a maneira alegre e animada que é praticada.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS