Ginástica Laboral

0
211

Devido a movimentos repetitivos ou a postura inadequada, o cotidiano no emprego pode trazer problemas de saúde aos funcionários, o que acarreta em menor produtividade e insatisfação dos trabalhadores. Para evitar questões como essas, a alternativa é a ginástica laboral.

O que é a ginástica laboral?

A ginastica laboral é simplesmente atividades físicas realizadas pelos funcionários dentro do seu local de trabalho durante sua jornada diária, de forma voluntaria, com o objetivo de evitar contusões e problemas de saúde relacionados ao exercício da profissão.

As atividades podem ser praticadas todos os dias, alguns dias na semana ou com a frequência desejada e disponível em cada empresa.

A ginástica laboral é recomendada principalmente para aquelas pessoas que trabalham com atividades que acarretam postura inadequada, exigem esforço físico e mental, lidam com movimentos repetitivos ou com a movimentação e manipulação de carga.

Tipos de Ginástica Laboral

Há vários tipos de programas de ginástica laboral disponíveis no mercado e a escolha deve ser feita de acordo com a realidade de cada empreendimento, analisando espaço, funcionários, disponibilidade de tempo da equipe e atividade realizada pelos trabalhadores. Os tipos comuns são:

  • Ginástica Laboral Preparatória

É realizada antes do inicio da jornada de trabalho. Seu principal objetivo é preparar os funcionários em caso de trabalho físico, melhorando a oxigenação tecidual, a frequência cardíaca, melhorando disposição e concentração dos participantes de forma geral.

A duração é entre dez e doze minutos no máximo. Nesse tempo, são feitos exercícios de coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade e resistência muscular.

  • Ginástica Laboral Compensatória

Diferente da preparatória, é realizada durante o expediente de trabalho, procurando proporcionar o alívio de qualquer tensão muscular gerada pelo serviço. São trabalhados especialmente os exercícios de correção de postura, flexibilidade, alongamentos e os respiratórios.

  • Ginástica Laboral para Relaxamento

Acontece ao final da jornada de trabalho, tendo como função e objetivos principais o relaxamento e diminuição do estresse. Para isso, são feitos exercícios respiratórios, alongamentos e as vezes meditação.

Quais benefícios ela produz para os trabalhadores?

Os benefícios da ginastica laboral para todo o ambiente de trabalho são notórios. Entre eles podemos destacar:

  • Redução do estresse

Com os exercícios para alongar e fortalecer a musculatura ocorre uma diminuição da ansiedade e dos conflitos implicados pelo envolvimento com o serviço realizado e a demanda por bons resultados.  A ginástica laboral alivia esse excesso de carga, promovendo uma descontração no ambiente.

  • Previne lesões

A prática da ginástica previne a ocorrência das doenças laborais geradas por fatores como postura incorreta e movimentos recorrentes, como os problemas osteomusculares advindos do ofício e as lesões por esforço repetitivo.

  • Estimula a produtividade

Os intervalos para a prática dos exercícios da ginástica laboral durante a jornada de trabalho aumentam o foco do empregado. Dessa forma, mantém sua concentração, seu interesse em desempenhar suas funções e o comprometimento com a produtividade.

Qualquer um pode realizar a atividade de ginástica laboral nas empresas?

Não é permitido realizar essas atividades de ginastica laboral sem um profissional com formação apropriada na área de fisioterapia ou educação física.  As atividades físicas por mais simples que sejam, podem trazer sérios prejuízos para sua saúde e para o seu corpo se não realizadas corretamente.

Lesões musculares, estiramentos, traumas ósseos entre outros problemas são comuns em uma atividade sem a supervisão de um profissional e sem as informações adequadas para a sua realização.

A ginástica laboral é uma prática recente no ambiente de trabalho e que impacta diretamente na satisfação com o ambiente, no aumento do desempenho individual e da organização, na melhora da saúde física e mental do trabalhador e que ainda promove as relações interpessoais.

A ginástica laboral, portanto, contribui com efeitos positivos tanto para o indivíduo trabalhador, quanto para a empresa. Que tal implantar essa opção aos colaboradores dentro do seu ambiente de trabalho?

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here