HomeTaekwondoComo funciona treino funcional de taekwondo?

Como funciona treino funcional de taekwondo?

Quando você pensa em um treino funcional de taekwondo, quais são seus pensamentos iniciais? Se você é como muitas pessoas, você provavelmente pensa em chutar ou socar um oponente ou inimigo.

No entanto, você sabia que um dos princípios mais básicos e importantes do taekwondo é o conceito de manter a paz e acalmar as lutas? Além disso, o taekwondo não é apenas uma forma de defesa pessoal;

É também uma maneira eficaz de se obter um ótimo exercício aeróbico. Saiba tudo sobre o treino funcional de taekwondo e de que forma ele pode beneficiar seu corpo e mente como um todo.

O que exatamente é um treino funcional de taekwondo?

O Taekwondo é uma forma muito específica de artes marciais que foi criada na Coréia. A palavra tae significa ” pé ”, kwon significa ” punho ”, e Do “disciplina “.

Portanto, a palavra taekwondo significa vagamente ” a maneira correta de usar os próprios punhos e pés. ”

– Outro princípio muito importante no taekwondo é a calma, a tranquilidade e a prevenção / interrupção das lutas.

De acordo com a filosofia do taekwondo, uma pessoa deve usar seu corpo (particularmente pés e punhos) para parar as lutas e estabelecer a paz.

Estilos / Tipos em um treino funcional de taekwondo

Existem muitos estilos ou tipos diferentes de taekwondo, e três dos estilos mais comuns incluem:

– Federação Mundial de Taekwondo (WTF): Este estilo de taekwondo é o estilo mais comum, e é conhecido como o estilo olímpico. O WTF coloca mais ênfase em vários tipos de chutes poderosos (como pulos e saltos) e menos ênfase em socos.

– Federação Internacional de Taekwondo (ITF): Este estilo é um estilo tradicional de taekwondo que coloca mais ênfase na punção e menos ênfase no chute.

– American Taekwondo Association (ATA): Como você provavelmente pode saber pelo seu nome, o ATA é o estilo mais popular de taekwondo na América.

  • ATA é um híbrido dos estilos WTF e ITF. No entanto, ele coloca mais ênfase no uso das pernas e também incorpora o uso de armas, como um bastão de proa (bastão longo) ou nunchucks.

Taekwondo como exercício aeróbico

Para entender de que forma funcionaria um treino funcional de taekwondo:

  • Levante-se e alterne chutes com a perna direita e esquerda por um minuto, direto
  • Em seguida, repetidamente dê socos no ar por um minuto, direto

Como você está se sentindo? Você provavelmente está se sentindo muito sem fôlego, certo? Imagine fazer esses tipos de exercícios e movimentos por cerca de 30 a 60 minutos, e você pode começar a perceber o incrível exercício aeróbico que você pode obter através do taekwondo.

De fato, uma pessoa de 80 kg pode esperar queimar mais de 700 calorias enquanto faz um treino funcional de taekwondo por uma hora.

– Muitas academias e instalações de fitness começaram a incorporar exercícios do tipo taekwondo, como a Academia Pratique Fitness, justamente por compreender sua importância.

  • A maioria desses exercícios incorpora vários estilos de taekwondo. Por exemplo, durante um treino de taekwondo, você pode chutar um saco de pancadas usando chutes de giro (estilo WTF);
  • Então, você pode repetidamente socar um saco de pancadas usando diferentes tipos de socos (estilo ITF) e, finalmente, você pode usar um bastão de proa (estilo ATA) para treinar (lutar na prática) com outra pessoa. Não se preocupe – as pessoas usam almofadas de proteção enquanto lutam!

Conclusão

Sabendo tudo sobre o treino funcional de taekwondo, aposte nele conhecendo a Academia Pratique Fitness e obtendo fortalecimento dos músculos e melhor disciplina da mente! Conte conosco para começar a treinar hoje mesmo!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS