HomeAlimentaçãoComo fazer uma alimentação balanceada?

Como fazer uma alimentação balanceada?

Se você pensa em ter uma vida saudável, perder aqueles quilinhos que estão a mais, o primeiro passo deve sempre ser uma reeducação alimentar, entender mais sobre os benefícios que os alimentos trazem para seu corpo e sua saúde é fundamental, mas aí surge a pergunta, como fazer uma alimentação balanceada?

A primeira dica para você ter uma alimentação balanceada é procurar ajuda de um profissional da saúde, o nutricionista, pois tal profissional é o mais indicado para auxiliar no começo da reeducação alimentar.

Separamos para você dicas de como fazer uma alimentação balanceada e quais tipos de alimentos são fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Dicas de como fazer uma alimentação balanceada

A alimentação deve sempre ser controlada com a ingestão de alimentos corretos que possuem os nutrientes necessários para o bom funcionamento de nosso corpo e auxiliar na aceleração do metabolismo.

Para ter uma alimentação balanceada devem ser consumidos três tipos de alimentos, sendo eles, alimentos energéticos, construtores e reguladores. Em que a combinação desses três alimentos, você terá uma disposição maior e uma saúde boa.

Alimentos energéticos

No grupo de alimentos energéticos temos os alimentos que são ricos em proteínas que ajuda a fornecer energia ao organismo e a construir tecidos do corpo.

E os alimentos que tenha um teor de carboidrato considerado, pois esse nutriente é o que mais desenvolve a função de produzir energia necessária para o bom funcionamento, além de transportar vitaminas que protegerá os órgãos vitais.

Nessa classe de alimentos tem-se os cereais, como a aveia, os legumes e grãos, que é feijão, batata, milho e soja, as carnes tanto vermelhas quando as brancas e o leite e seus derivados.

Alimentos construtores

Essa classe de alimento tem como finalidade auxiliar no crescimento dos tecidos corporais e ajudar na construção de músculos, órgãos e sangue. Esses alimentos auxiliam no processo de cicatrização de ferimentos, crescimento de unhas, cabelos e dentes e todas as outras coisas que vão se renovando.

Os alimentos construtores fornecem esses nutrientes fundamentais para a construção de tecidos e órgãos, dentro os tipos de alimentos estão eles: todos os tipos de carnes, leite e seus derivados, o consumo de ovo, feijão e soja.

Alimentos reguladores

Essa classe de alimento tem como função regular o funcionamento do corpo humano e para que isso ocorra, o organismo necessita de nutrientes certos que ajudam na prevenção de doenças.

Outra função designada a esses alimentos é na digestão de todos os alimentos ingeridos, além de fornecer as vitaminas essenciais e alguns minerais. Nessa classe de alimentos tem-se as frutas como, limão, laranja, maçã, legumes e verduras como cenoura, alface, couve e agrião.

Requisitos para sua alimentação ser saudável

Você que pretende ter uma reeducação alimentar e assim ser mais saudável, deve seguir algumas recomendações de como se alimentar, que separamos para você.

  • Faça as refeições dentro do intervalo de três em três horas, se essa recomendação for seguida corretamente, você não sentirá fome, o que não fará comer em excesso.
  • Beba de 2 à 3 litros de água por dia, pois a água não tem calorias, auxilia na limpeza do organismo, além de ser fundamental para a hidratação, além de ser necessário beber sucos naturais e chás que ajudam na aceleração do metabolismo, mas lembre-se sempre sem açúcar.
  • Evite alimentos que tenha uma alta concentração de carboidratos, pois se consumido em excesso pode ajudar na formação das gordurinhas indesejadas.

Saber como fazer uma alimentação balanceada é fundamental para que sua saúde esteja sempre em dia, é uma forma de se prevenir de possíveis doenças, além de ser fundamental a prática de exercícios físicos para estar sempre com disposição e uma saúde inabalável.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS