HomeAcademiaBoxe: o queridinho das academias

Boxe: o queridinho das academias

Praticar a luta de boxe nas academias tornou-se algo bastante comum, já que esse exercício traz vários benefícios para a saúde como queimar calorias, aumentar a resistência cardiovascular e definir a musculatura do corpo.

A expressão do inglês “box” tem a definição de “bater com os punhos”. Sendo assim, esse esporte é praticado por dois lutadores que usam os punhos pare efetuar os ataques e se defenderem.

Treino intenso!                            

O boxe é um exercício físico que trabalha com diversas musculaturas do corpo. Popularmente conhecido pelos seus benefícios e por promover maior coordenação motora e resistência cardiovascular.

O treino costuma ser bastante intenso e exige uma boa postura para que você consiga movimentar os pés durante o combate. Assim, o seu corpo estará em equilíbrio e poupará energia necessária para lutar.

Todo o movimento da luta é gerado no núcleo do corpo, sendo assim, tanto os braços quanto as pernas devem acompanhar o processo de luta.

Há vária modalidades de treinamento que aperfeiçoam o lutador, como flexões de braço, corridas, circuitos, abdominais e agachamentos. Os movimentos devem ser repetitivos para dar mais força ao seu corpo nas regiões do braço, perna e tronco.

  • A importância de fazer agachamentos:

Durante a luta você precisa ter bastante agilidade em seus movimentos para não ser acertado pelo adversário. Sendo assim, a atenção deve ser voltada para os músculos quadríceps que podem ser trabalhados por meio do agachamento. Esse método é o mais eficiente para fazer com as musculaturas se integrem, logo, a sua performance no ringue é melhorada.

Vale ressaltar que o treino de boxe aumenta a potência dos seus golpes e sua resistência cardiovascular, assim, você terá a energia necessária para aguentar a luta toda.

O treino intenso permite que você tenha o desejado tanquinho, pois durante as aulas o seu abdômen fica completamente contraído por várias horas, fazendo com que você defina a musculatura da barriga e queime a gordura visceral.

Luvas para treino boxe

Ao contrário dos esportes de luta como karatê e Kung Fu, o boxe exige o uso de luvas, já que sem elas as suas mãos podem ser seriamente machucadas. Problemas como artrite, enfraquecimento das juntas, perda da função motora, quebra dos ossos das mãos, entre outros diversos danos poderiam aparecer.

Logo, para que as suas mãos estejam em perfeito estado e funcionamento ao longo de sua vida, é essencial que você use as luvas para protegê-la. Bem como você deve usar um capacete para proteger a cabeça.  Além disso, existem algumas luvas amortecedores que diminuem o impacto dos golpes, permitindo que o oponente não se machuque muito.

Sendo assim, você deve escolher um par de luvas confortável e que se encaixe perfeitamente da sua mão, ao redor do punho e dedos. Desse modo, a luva deve garantir que você não desgaste a sua mão e que o fechamento do punho lhe caia bem.

As luvas de qualidade suportarão os socos constantes e não perderam a qualidade de amortecimento. Dessa forma, o material escolhido para a sua luva irá determinar quanto tempo ela poderá aguentar até rasgar e perder sua função.

Um paradoxo interessante é que algumas luvas baratas podem ser mais confortáveis que as mais caras, porém não duram tanto tempo.

Considerações finais

Portanto, treinar boxe exige bastante determinação e disciplina, além de um equipamento para a luta de qualidade, como as luvas de boxe. Assim, durante a sua performance você protegerá as suas mãos, bem como garantirá vários benefícios para o seu corpo como perda de peso, fortalecimento dos músculos, resistência física, entre outros.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS