Muitas pessoas que começam a malhar buscam um resultado imediato, e por isso exageram nas séries de repetição de exercícios. Para conseguir um bom resultado na academia, no entanto, é necessário malhar da maneira correta. Neste post, separamos algumas dicas sobre repetição de séries e como fazê-las da maneira certa para conseguir o resultado desejado. Confira!
O que são séries de repetição?
As séries feitas nas academias são definidas como “um grupo de repetições de um exercício desenvolvido sem interrupção”. A repetição, em geral, consiste em duas fases: o levantamento de carga (ação concêntrica do músculo) e o retorno da carga à posição inicial (ação excêntrica do músculo). Em geral, são realizadas 2 ou 3 séries por exercício e entre 10 a 12 repetições. No entanto, para saber qual número de séries é mais adequado para seu corpo, é necessário definir um objetivo e uma frequência semanal de exercícios.
Como definir meu objetivo?
Antes de começar a malhar e se preocupar com quantas séries de cada exercício fazer, é necessário definir um objetivo. Algumas pessoas entram na academia para perder peso, outras para ganhar massa muscular, e outras apenas para definir a musculatura e melhorar o condicionamento físico. Em todos os casos, os exercícios a serem feitos e a quantidade de repetições devem ser definidos pelo preparador físico.
[newsletter-shortcode]
Quantas séries devo fazer?
O número de séries a serem feitas depende do objetivo e da frequência na academia. O ideal é treinar, no mínimo, três vezes por semana. Pessoas que malham menos vezes devem fazer mais séries de repetições por treino do que aquelas que malham com maior frequência.
Também é importante estar atento a quantos exercícios você irá fazer na academia. Uma pessoa que faz 10 exercícios diferentes deve fazer menos séries de repetições do que aquela que faz apenas 6 exercícios em um treino.
[ebook-shortcode]
Como definir minha série de repetição?
As séries devem ser montadas pelo professor de academia que irá avaliar aspectos como:
— Objetivo na academia (perda ou ganho de peso, melhora do condicionamento físico, etc);
— Volume e intensidade dos exercícios;
— Sobrecarga progressiva a que o corpo será exposto;
— Períodos de descanso entre a execução de uma série e entre os dias de treino.
É imprescindível que tanto a montagem da série quanto a execução dos exercícios sejam acompanhados por um profissional. Exercícios feitos de maneira incorreta, além de não proporcionarem o resultado desejado, podem gerar lesões.
O que é série padrão?
É comum ouvir falar em “série padrão”. Ela consiste, geralmente, em 3 séries de 10 ou 12 repetições de qualquer exercício. Essa série é a mais praticada nas academias, mas o importante é saber se esse número de repetições está de acordo com o seu objetivo e suas limitações físicas.
Essas são algumas dicas sobre o número de séries de exercícios ideal para fazer na academia. Lembre-se de sempre procurar ajuda de um profissional na hora de malhar. Ficou com dúvidas sobre o assunto? Comente abaixo.