Natação ou hidroginástica? De modo geral, sabemos que exercícios físicos, seja qual for, é muito bem-vindo. Mas sabemos também, que alguns geram impactos específicos, e outros não.
A atividade na piscina é sempre uma ótima opção para quem quer fugir dos exercícios convencionais na academia, quem é que não gosta de uma piscina? Apesar de ter que manter o foco na atividade para garantir bons resultados, é sempre uma prática muito descontraída.
Como ambas ocorrem dentro da água, elas apresentam um impacto menor nas articulações, melhoram o condicionamento físico e promovem benefícios que vão desde o sistema cardiorrespiratório até o muscular.
Qual melhor: natação ou hidroginástica?
Para entender qual é a melhor, natação ou hidroginástica, é preciso entender as particularidades de cada uma:
Natação
-
A natação é uma prática aeróbica, ou seja, atividade que usa o oxigênio como uma das fontes de energia e tem o foco na resistência da musculatura. Natação é ótimo para queimar gordura, para quem quer ganhar condicionamento, coordenação e aumentar a resistência.
-
A natação trabalha o corpo todo. Tronco, braços e pernas tem que se movimentarem para ter uma melhor movimentação na água. Há objetos que dificultam ou facilitam o movimento proporcionando a evolução de quem prática.
-
A natação possui movimentos cíclicos e repetitivos, pessoas com problemas na articulação têm uma maior dificuldade para realização. Surge aí a hidroginástica.
Objetivos da natação
-
Aumentar a capacidade respiratória;
-
Melhorar o condicionamento físico como um todo;
-
Trabalhar os grandes grupos de músculos do corpo, em especial os das costas, ombros e braços;
-
Queimar a gordura corporal ruim;
-
Aumentar a resistência física.
Hidroginástica
-
Como próprio nome diz é uma aula de ginástica. Também tem foco na resistência muscular, porém o ganho de massa muscular é muito maior se comparado a natação.
-
Os objetos utilizados na aula criam resistência contra água que resulta em um exercício mais intenso, mas com período de tempo menor. A hidro é uma aula mais animada, em comparação com a natação, tem música e o professor interage incessantemente para manter o ritmo dos alunos;
-
Por ser uma atividade de impacto menor e ser muito mais agradável com risco de acidentes reduzidos a zero, as aulas passaram a ser indicadas para idosos e gestantes. Mas engana-se quem acha que é uma atividade fácil, é bem intensa.
Objetivos da hidroginástica:
-
Fortalecer os músculos;
-
Melhorara o condicionamento físico;
-
Aprimorar a coordenação motora e a postura;
-
Ganhar flexibilidade;
-
Ajudar no emagrecimento;
-
Aumentar a resistência física.
E agora? Qual melhor, natação ou hidroginástica? Como você viu, alguns objetivos de ambas batem. É preciso entender a sua necessidade no momento e preferência de prática.
Considerações finais
Para você escolher qual é a melhor, natação ou hidroginástica, separamos os efeitos que cada uma gera, veja e escolha qual a sua preferida:
-
A natação gasta muito mais calorias e emagrece mais rápido do que a hidroginástica. A natação é uma atividade física predominantemente aeróbia, por isso auxilia no processo de emagrecimento.
Se realizada em uma intensidade de leve à moderada, pode ter um gasto calórico de aproximado 700 a 800 calorias em apenas uma hora.
-
Já a aula de hidroginástica trabalha o corpo de forma mais localizada, com exercícios de fortalecimento muscular. Nessa atividade, você pode gastar, em média, 500 calorias
E para ambas, é bom que se tenha disciplina, por ser uma atividade na piscina, não há nada de fácil em praticá-las, tenha foco! E conquiste os benefícios esperados.
Qual é a melhor, natação ou hidroginástica? Agora você sabe as particularidades de cada uma, comente a sua preferida e compartilhe com os amigos.