Quando falamos em Jiu Jitsu história, conseguimos remontar toda essa trajetória de uma arte marcial que se tornou importantíssima no Brasil, e de onde também saem grandes atletas!
Embora suas origens possam ser atribuídas a monges budistas da Índia, o Jiu-Jitsu originalmente vem do Japão! Mas antes essa arte marcial era praticada com armaduras, o que delimitava muito os movimentos.
Ela foi desenvolvida para que os antigos samurais conseguissem lutar e se proteger em caso de combates desprevenidos, e foi então que decidiram incluir arremesso, travas nas articulações e estrangulamentos, que hoje são alguns dos movimentos mais importantes do Jiu Jitsu .
Mas não para por aí. Dê uma olhada nesse conteúdo em que falamos sobre o Jiu Jitsu história, e contamos como foi que essa arte marcial conseguiu alcançar o patamar que alcançou se igualando em importância com outras lutas de grande categoria.
Jiu Jitsu história – a arte dos grandes samurais!
Por volta de 1800 o Jiu Jitsu possuía vários estilos diferentes, chamados de Ryu. Embora fossem técnicas variadas, elas contemplavam especialmente o combate corpo a corpo, como nos dias de hoje.
E foi em 1880 que o jovem Jigoro Kano desenvolveu seu próprio ryu. O estilo de Kano evoluiu posteriormente para o judô, que se tornou um dos esportes mais praticados no mundo.
-
A FAMÍLIA GRACIE:
A técnica de Kano se tornou muito popular, e ele passou a atender várias pessoas que estavam interessadas em aprender também. Então, um de seus alunos, Mitsuo Maeda, migrou para o Brasil em 1914, trazendo consigo a sua sabedoria.
Maeda começou a construir a Jiu Jitsu história quando ensinou a técnica aprendida no Japão ao jovem Carlos Gracie, cujo pai havia ajudado Maeda no processo de chegada no novo país.
E foi então que começou-se a a história da família brasileira mais tradiconal em Jiu Jitsu, quando Carlos compartilhou seu conhecimento com alguns de seus irmãos e abriu a primeira academia de Jiu Jitsu do Brasil em 1925.
Muito tempo ainda se passaria até que a escola Gracie chegasse ao ponto que está hoje. No começo, os combates travados pela família eram antiéticos e com poucas regras, resultando em lutas sangrentas e violentas, com pouco fundamento.
Carlos Gracie teve ao todo 21 filhos, e deles 13 se tornaram faixa preta no esporte. Então, Gracie se tornou um grande mestre, e passou a inspirar outras pessoas que tinham interesse no Jiu Jitsu.
Criação da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu
Não podemos falar sobre Jiu Jitsu história sem considerar a importância da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu, um dos órgãos mais importantes do mundo com relação a essa arte marcial.
A Confederação foi criada em 1994, e hoje é filiada ao Comitê Olímpico, sendo responsável pela realização e inúmeros torneios que chegam a reunir mais de 3 mil atletas de diversas nacionalidades.
-
Jiu Jitsu feminino:
O Jiu Jitsu história difere um pouco para as mulheres. Foi Emily Diana Watts, uma bailarina inglesa de família muito rica, a primeira mulher a se interessar pelo esporte a fim de começar a treinar arduamente. Se tornou uma grande referência nessa arte marcial, e faz parte das principais passagens do Jiu Jitsu história.
-
Hoje em dia:
O Jiu Jitsu é uma arte que está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Hoje em dia é uma das lutas mais populares no Brasil, e uma das mais importantes nos campeonatos de esportes e lutas.
Saber tudo sobre Jiu Jitsu história é fundamental para quem quer se aprofundar sobre essa técnica que é tão poderosa, e que vem ganhando cada vez mais e mais adeptos.