No turbilhão da vida moderna, conciliar trabalho, responsabilidades e saúde nem sempre é fácil. A falta de tempo surge como um obstáculo para a prática de exercícios físicos, prejudicando o bem-estar geral. Mas não se desespere! É possível driblar essa rotina frenética e conquistar um corpo em forma mesmo com pouco tempo disponível.
A chave para o sucesso está na criatividade e na otimização do tempo. Vamos explorar juntos algumas estratégias pouco convencionais para integrar a atividade física ao seu dia a dia, sem comprometer outras obrigações.
O que fazer quando tem pouco tempo para treinar?
Basicamente, no treino para quem tem pouco tempo, podemos dividir os exercícios de musculação em dois grupos: compostos e isoladores. Os compostos são movimentos multi-articulares que trabalham vários músculos ao mesmo tempo. Exemplos: agachamento livre, levantamento terra, barra fixa etc.
Como treinar sem ter muito tempo?
Alguns exercícios podem ser executados a qualquer hora e em qualquer lugar. Você pode montar séries diversas com exercícios simples, como por exemplo, agachamento, torção horizontal do corpo, abdominal de pé, flexão, entre outros. Escolha aqueles que forem mais convenientes para você e faça cada um durante 1 minuto.
Qual o tempo ideal de um treino de musculação?
O ideal é começar a rotina 2 a 3 vezes por semana e que tenha duração entre 20 a 30 minutos, sendo também importante que os exercícios sejam praticados de forma intensa. É importante que na rotina sejam incluídos diferentes exercícios, que devem variar ao longo do tempo, bem como ter sua dificuldade aumentada.
Pratique Fitness: Tenha uma vida mais alegre e saudável!
Exercício no cotidiano!
Transforme o comum em extraordinário: Caminhe ou pedale para o trabalho, use as escadas em vez do elevador, faça alongamentos durante as pausas no trabalho.
Treino camuflado: Assista vídeos de exercícios enquanto faz tarefas domésticas ou aproveite o intervalo do almoço para uma caminhada rápida.
Alta intensidade, curta duração!
HIIT (High-Intensity Interval Training): Treinos curtos e intensos que queimam calorias e melhoram o condicionamento físico em apenas 20-30 minutos por dia. Ideal para quem tem pouco tempo!
Aproveite cada minuto!
Mini-treinos estratégicos: Uma série de abdominais pela manhã, polichinelos durante a pausa do trabalho ou alongamentos antes de dormir.
Tecnologia a seu favor: Aplicativos de fitness e vídeos online oferecem treinos rápidos e eficientes para serem feitos em qualquer lugar.
Planejamento e organização!
Agende seu treino: Trate-o como um compromisso importante e reserve um horário específico na sua agenda semanal.
Tudo pronto para o sucesso: Prepare roupas e equipamentos na noite anterior para evitar desculpas na hora do treino.
Motivação em grupo!
Treino em equipe: Participe de aulas coletivas, grupos de corrida ou desafios online com amigos para se divertir e se motivar.
Apoio mútuo: O incentivo e a responsabilidade do grupo aumentam a aderência ao treino e garantem resultados mais duradouros.
Flexibilidade e adaptabilidade!
Imprevistos acontecem: Nem sempre o plano original vai dar certo. Adapte seus treinos e aceite que pequenas quantidades de atividade física já fazem a diferença.
Mantenha a positividade: Comemore cada conquista, por menor que seja. Foque nos progressos e não na perfeição.
Lembre-se: o corpo é seu templo e a saúde é o seu maior bem. Com um pouco de criatividade, disciplina e as dicas certas, você pode vencer o sedentarismo e conquistar uma vida mais ativa e saudável, mesmo com a rotina corrida. Comece hoje mesmo a dar o primeiro passo em direção ao seu bem-estar!
Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!
Conheça a academia Pratique Fitness!