Benefícios do sono
Ao cuidar da nossa saúde, apostar em uma dieta equilibrada e fazer exercícios estão no topo da lista. No entanto, muitos de nós simplesmente ignoram o fato de que existem diversos benefícios do sono.
A importância de dormir é tão subestimada que está se tornando um problema sério.
De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, 35% dos adultos não estão recebendo as – no mínimo – sete horas de sono recomendadas a cada noite.
Confira os principais benefícios do sono para mostrar a você o porquê é tão importante priorizar o seu.
Afinal, quais são os benefícios do sono?
1-) Reduz o risco de estresse
O estresse tem sérias implicações para nossos hormônios, assim como para nossa saúde. Ele também tem uma relação intensa com o sono.
– Nossos corpos passam por diferentes fases durante o sono e, em certos pontos, ele trabalha para restaurar, reparar e regenerar.
– Garantir que seu corpo tenha acesso a um sono de qualidade permitirá a você concluir este processo. Isso significa que você pode acordar revigorado.
Quando você se sente assim, sua visão sobre os problemas é vista de forma diferente de quando você está cansado. O sono também é uma ótima maneira de relaxar e limpar sua mente.
2-) Evita o ganho de peso
Prestar atenção a seu peso não é algo a ser feito apenas por vaidade. A obesidade está aumentando em todo o mundo e pode levar a outras doenças.
Um dos benefícios do sono é que ele pode ajudá-lo a controlar seu peso. Teorias sobre como o sono afeta a composição corporal estão relacionada aos hormônios humanos.
– A leptina e a grelina são conhecidas por regular o apetite. Dormir gerencia o equilíbrio desses hormônios. Isto significa que se você não dorme o suficiente, isso causa um aumento da sensação de fome.
– De fato, estudos identificaram uma ligação clara entre falta de sono e obesidade.
- Os resultados indicaram que os que dormem pouco foram 35% mais propensos a experimentar ganho de peso e têm um risco 27% maior de desenvolver obesidade.
3-) Impede o risco de ferimentos
Dormir o suficiente pode mantê-lo seguro. Isso pode ser aplicado a qualquer pessoa, mas é particularmente significativo para quem trabalha com maquinário ou dirigindo.
Se você não obteve a quantidade certa de sono, isso pode afetar seu tempo de reação e obscurecer seu julgamento. E essa combinação tem o potencial de causar acidentes.
– Quase 20% de todas as lesões graves em acidentes de trânsito estão associadas à sonolência do motorista.
- Os resultados da pesquisa também sugeriram que os trabalhadores com problemas de sono aumentam o risco de lesão mais de 1,5 vezes em relação aos trabalhadores que dormem o suficiente.
4-) Chance reduzida de depressão
Segundo o Instituto Nacional de Saúde Mental, a depressão é um dos transtornos mentais mais comuns do mundo. E, dentre os benefícios do sono, está o auxílio a essa doença.
– A depressão é um transtorno de humor que causa sentimentos de tristeza, baixa autoestima ou negatividade. Em casos graves, pode afetar dramaticamente a vida do dia-a-dia.
– A má qualidade do sono está intimamente relacionada à depressão. Muitos insones são frequentemente tratados para esse transtorno.
- Em uma pesquisa, aqueles que relataram sintomas de insônia tiveram uma taxa de depressão de 33,6%.
5-) Melhora do seu sistema imunológico
O sistema imunológico é a linha de frente do corpo e a defesa que impede você de adoecer. No entanto, ele exige sono para permanecer em condição de combate.
– Quando você dorme, seu corpo produz proteínas e anticorpos que aumentam sua imunidade e afastam a infecção.
- Se você não descansa o suficiente, isso interfere em todo o processo, tornando-o mais suscetível a doenças.
Conhecendo melhor os benefícios do sono você se torna capaz de melhorar sua qualidade de vida e de obter mais saúde!
[…] benefícios de descer e subir escadas Benefícios do sono Tudo sobre boxe regras! Tudo sobre o muay thai feminino Conheça mais sobre o treino de boxe e seus […]
[…] Benefícios do sono Por que a estrutura da academia faz diferença no seu resultado? Hidrolight: exercícios físicos na água é na Pratique Dor no pescoço? Veja como evitar Pilates, quais os benefícios? […]