Treino para deficientes físicos
O treino para deficientes físicos é importante, pois garante a inclusão e permite o cuidado com a sua saúde física e mental.
Sendo adaptado da forma correta e atendendo às necessidades do público-alvo, esse tipo de treino garante mais bem-estar e qualidade de vida aos deficientes físicos.
No post de hoje, veremos algumas opções que podem ser adotadas por esse público. Veja agora quais são:
Natação
A natação é uma ótima atividade física e que pode garantir mais qualidade de vida para os deficientes físicos, como os deficientes visuais, sem algum membro e, até mesmo, cadeirantes. Basta adaptação e acompanhamento.
Basquete
O basquete já é muito conhecido, principalmente entre os cadeirantes e também é uma excelente opção para quem gosta de jogos em grupo. Assim, é possível realizar a prática esportiva, fortalecendo os músculos e também, o sistema cardiorrespiratório.
Yoga
A modalidade é ideal para deficientes visuais e auditivos, assim como, para cadeirantes ou pessoas com membros amputados, podendo ser ajustada de acordo com as necessidades de cada aluno. A prática permite o controle da mente e da respiração, sendo uma ótima opção.
Musculação
A musculação é também mais uma opção que atende a quase todos deficientes físicos e pode ser adaptada de acordo com as necessidades individuais de cada um. Por isso, também vale a pena investir.
Pilates
A modalidade também é uma ótima alternativa, já que também pode ser ajustada conforme as necessidades de cada aluno. Além disso, nesse tipo de treino o acompanhamento dos exercícios é realizado de perto pelo professor.
Dança
A dança também pode fazer parte da vida de quem possui deficiência física, afinal de contas, essa atividade física permite um desenvolvimento mais amplo de movimentos, ajudando, inclusive, a permitir que o indivíduo tenha mais liberdade de expressão.
Corrida
A corrida também pode ser feita por deficientes físicos. Nas paraolimpíadas, por exemplo, temos a corrida de cadeirantes que é muito conhecida, mas não só apenas para esses deficientes ela pode ser empregada, como também para deficientes visuais.
Benefícios do treino para deficientes físicos
A deficiência física não deve ser uma condição limitante para as pessoas, por isso, elas devem ser incentivadas a praticarem atividades físicas, respeitando suas limitações e em um ambiente propício para desenvolverem suas habilidades. Assim, entre os benefícios dos deficientes físicos praticarem exercícios estão:
- Melhora da autoestima;
- Inclusão;
- Socialização;
- Redução dos níveis de estresse e ansiedade;
- Redução de incidência de depressão;
- Ajuda a superar obstáculos e desafios;
- Melhora o desempenho de atividades cotidianas.
Como é possível ver, existem diversas opções de treinos para deficientes físicos e aqui na Pratique, há espaço para esse público!
Conheça mais sobre nossa academia! Faça-nos uma visita!