Treinamento Funcional
O treinamento funcional vem ganhando muito destaque ultimamente, e tem agradado pessoas que querem perder gordura e emagrecer. Ao contrário dos treinos de musculação convencionais, que são focados em grupos musculares específicos, o funcional trabalha o corpo de forma global. Saiba mais:
O que é o treinamento funcional?
Nesse tipo de treinamento, os exercícios são voltados para a necessidade de quem o pratica e são elaborados individualmente para alcançar os resultados desejados pelo aluno.
O treino funcional é baseado nos movimentos naturais do corpo, envolvendo atividades como corre, pular, agachar e empurrar. Na maioria dos casos são utilizados apenas equipamento complementares como bolas, elásticos e cordas
Os exercícios funcionais promovem a melhora do condicionamento físico e da força corporal, além de oferecerem também ganhos de flexibilidade, mobilidade e coordenação.
Quais as vantagens do treinamento funcional?
Existem muitas características trabalhadas neste tipo de treino, como força, resistência e respiração. Veja alguns dos principais benefícios que a prática do treinamento funcional pode trazer:
- Variedade
Diferentemente da musculação, o treinamento funcional tira a pessoa da rotina, com movimentos mais naturais e menos mecânicos. O praticante tem um treino muito mais dinâmico. Por isso o funcional é muito procurado por quem não gosta de academia e aparelhos.
- Melhora na postura
É preciso que o abdômen esteja contraído, quadril, ombros e pescoço alinhados para que o movimento seja bem executado, que cria uma consciência corporal e faz com que consequentemente o aluno adquira uma postura melhor.
- Trabalho cardiorrespiratório:
O treinamento funcional incorpora exercícios aeróbicos o que gera um aumento da frequência cardíaca e melhora a resistência do sistema cardiorrespiratório.
- Auxilia no equilíbrio:
A maioria dos exercícios do treinamento funcional trabalha o equilíbrio e a coordenação motora, exigindo uma desenvoltura do corpo todo, além de haver exercícios específicos para o ganho de equilíbrio.
- Tonifica os músculos e emagrece
O trabalho de força e resistência que os exercícios proporcionam, potencializam o ganho de massa magra e perda de gordura, o que auxilia na definição muscular. Além disso, o treinamento funcional proporciona uma grande queima calórica devido a intensidade.
Além dos benefícios físicos, muitas outras áreas da saúde podem melhorar. O treino funcional pode te ajudar a dormir melhor, a ter uma autoestima mais elevada e uma maior qualidade de vida no geral.
Para quem é indicado?
Como os exercícios podem ser adaptados a cada caso, o funcional é bastante democrático, podendo ser indicado para qualquer faixa etária, e para ambos os sexos.
Como o treinamento funcional implementa exercícios com baixo impacto, é um excelente ponto de partida para qualquer pessoa em qualquer nível de condicionamento físico tentar.
Para iniciantes começando com um estilo de treino ou fitness diferente, pode ser realmente difícil saber o que vai funcionar melhor para suas necessidades, mas o treinamento funcional ajudará a melhorar todas as suas habilidades físicas sem causar estresse ao seu corpo e articulações.
Como faço para começar a praticar?
Se você não tem se exercitado por algum tempo ou tem problemas de saúde, é uma boa ideia verificar com seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios. Da mesma forma, mulheres grávidas devem consultar seus médicos.
O mais indicado é procurar um profissional de educação física habilitado e experiente que possa te auxiliar na montagem do treino e se for o caso, adapta-lo para suas limitações.
Provavelmente ele vai lhe orientar a começar com exercícios que usem apenas o peso do seu próprio corpo para resistência, mas não se preocupe, a medida que você se torna mais apto para mais desafios, é possível adicionar mais resistência na forma de pesos ou cargas.
Se você está pensando em praticar atividade física e os treinos de musculação convencionais não são para você, experimente o treinamento funcional!