Em busca de uma vida saudável e maior satisfação estética, a maioria das pessoas se concentram nos resultados da balança. No entanto, já se sabe atualmente que esse não é dos critérios mais confiáveis para basear um programa de exercícios, uma dieta ou outros procedimentos relacionados ao corpo.
Para superar essa limitação, temos outras possibilidades, como o IMC (Índice de Massa Corporal) e o adipômetro. No entanto, nenhum desses métodos são apurados e completos o suficiente para que a pessoa tenha informações precisas sobre a sua composição corporal.
A boa notícia é que existe uma solução para essa situação: o exame de bioimpedância.
O que é exame de bioimpedância?
O exame de bioimpedância é um procedimento que mede a composição corporal através da aplicação de uma suave e indolor corrente elétrica no copo. A corrente circula livremente pelo líquido do tecido muscular, mas encontra resistência do tecido adiposo, que é a gordura. A partir disso, é possível calcular o índice de gordura, massa magra e vários outros componentes corporais. O procedimento pode ser realizado através de eletrodos ou de uma balança específica para esse exame.
O que ele mede?
Os elementos que um exame de bioimpedância é capaz de medir costumam variar um pouco de acordo com o lugar que oferece o procedimento. Mas, os principais são:
– Peso corporal;
– IMC;
– Gordura corporal total;
– Quantidade de massa magra;
– Quantidade de água no corpo;
– Taxa de metabolismo basal;
– Relação cintura-quadril;
– Impedância de cada segmento corporal.
Saiba todos esses resultados com praticidade em uma das unidades da Academia Pratique mais próxima de você!
Por que eu devo fazer esse exame?
Como você já deve saber, cerca de 60% do corpo humano é composto por água e ela é um condutor elétrico. Sendo assim, a precisão oferecida pelo exame de bioimpedância se aproveita da própria composição corporal.
Além da precisão, os elementos que o exame identifica podem auxiliar a direcionar melhor nas dietas, exercícios e até sinalizar questões de saúde. A medição da quantidade de água, por exemplo, pode revelar a necessidade de maior hidratação, e isso interfere em várias questões de saúde e de estética.
São detalhes importantes que fazem muita diferença, mas nem sempre estão evidentes sem uma investigação adequada. Portanto, se você quer ter uma visão realista de como está a sua saúde através da sua composição corporal e direcionar melhor suas ações em relação a ela e ao seu objetivo estético, deve fazer o exame de bioimpedância.
Todo mundo pode fazer o exame de bioimpedância?
Por se tratar de um procedimento que envolve a aplicação de uma corrente elétrica no corpo, ainda que leve, o exame de bioimpedância não é adequado para pessoas que possuam algum tipo de metal no corpo, tais como marca-passo, pinos e próteses. As grávidas também não devem realizar o procedimento.
Você sabia a Academia Pratique, fornece o exame de bioimpedância em seus planos? Escolha a unidade mais próxima de você e já faça o seu exame de Bioimpedância e começa já a cuidar da sua saúde e qualidade de vida.
Como se preparar para o exame?
O exame é simples, indolor e os resultados são excepcionais, mas, exige o seguinte preparo:
– Não se deve consumir bebidas alcoólicas por 48 horas antes do exame, pois afeta a integridade dos resultados;
– No dia anterior não faça atividade física intensa e não utilize saunas;
– Evite alimentos ricos em cafeína, bebidas diuréticas e outras coisas que possam reduzir a água do seu corpo;
– Durante as 4 horas que antecedem o exame, deve-se fazer jejum;
– Deve-se ir ao banheiro cerca de 30 minutos antes do exame;
– Não é interessante fazer esse exame durante a menstruação, afinal, nessa época a retenção de líquidos está em alta e poderá interferir no resultado;
– Evite utilizar qualquer objeto metálico no dia em que for realizar o exame, principalmente aqueles que não ficam visíveis e você poderia acabar esquecendo de tirar, como grampos de cabelo.
É isso! Agora que você já sabe o que é exame de bioimpedância, que tal conhecer o exame de bioimpedância da Pratique? Entre em contato e vamos conversar sobre o assunto. Você também já poderá agendar seu exame.