A busca por um corpo perfeito é algo que estimula a pesquisa por diferentes formas de consegui-lo, como funciona a ginastica localizada e seus benefícios você vai descobrir agora.
Como os padrões de beleza impostos pelos meios de comunicação e redes sociais tem sido cada vez mais exigente e sacrificado, as pessoas buscam por diversas formas de atingi-lo.
A ginastica localizada é uma das modalidades mais comuns nos últimos anos, encontrada em praticamente todas as academias e outros locais onde se praticam algum tipo de atividade física é a que atrai a maior quantidade de adeptos.
A diferença entre ginastica localizada e musculação está em que a primeira opção oferece exercícios diferenciados todos os dias e combina estes entre os de força com os aeróbicos (exercícios que utilizam o oxigênio e gastam mais energia.
Veja os benefícios da ginastica localizada
São inúmeros os benefícios da pratica da ginastica localizada, confira alguns agora:
- Redução de gorduras localizadas e modelação de medidas corporais;
- Perda de peso acentuada, quando praticada regularmente;
- Proporciona bem-estar, eleva autoestima, reduz o estresse e aumenta a disposição;
- Melhora o condicionamento físico;
- Contribui para a melhora da qualidade de vida;
- Melhora o quadro de algumas doenças como as cardiovasculares (hipertensão, colesterol elevado, triglicérides elevado, doenças coronarianas), respiratórias, diabetes, obesidade, entre outas;
- Melhora o equilíbrio, agilidade e o sistema motor;
- Previne doenças cardiovasculares e respiratórias por fortalecerem o funcionamento dos pulmões e coração.
- Quando praticada em grupos promove uma maior interação sociabilidade entre as pessoas.
Como é feita a ginastica localizada
A ginastica localizada consiste em exercícios de repetição onde cada vez é estimulado um determinado grupo de músculos.
As baterias são separadas por series de repetições com intervalos pequenos para descanso.
Para cada tipo de exercício são utilizados determinados aparelhos e pesos, ou são praticados somente com o próprio peso do corpo. Também combinam atividades funcionais aeróbias com atividades de força anaeróbias.
É considerada uma atividade completa por trabalha e define todos os músculos do corpo, levando assim a uma redução significativa da gordura localizada e redução das medidas.
É importante que antes de se iniciar a série de exercícios e após o termino dos mesmos se faça alongamentos e aquecimentos para preparar os músculos e o corpo para a atividade que geralmente é intensa.
A aula dura aproximadamente uma hora ou uma e meia, e queima mais ou menos 500 calorias.
Os exercícios aeróbicos aliados com músicas animadas ajudam a aumentar o interesse dos alunos, não se tornar aulas monótonas e garantem uma maior adesão dos participantes.
A ginastica localizada aliada a uma alimentação saudável e equilibrada traz resultados ainda mais rápidos, para quem possui este objetivo é fundamental a orientação de profissionais, tanto quanto de um nutricionista para avaliação e planejamento de alimentação, quanto de um educador físico para o acompanhamento dos movimentos para realiza-los de maneira correta,
Qualquer pessoa pode fazer ginastica localizada?
Sim, desde que esteja em boas condições de saúde e que não possua nenhum impedimento de realizar os exercícios propostos.
Pessoas com dores nas articulações, músculos ou na coluna precisam de uma avaliação mais completa de um profissional qualificado, que neste caso é o educador físico, e de um médico nos casos de pacientes com problemas cardiovasculares ou respiratórios.
A pratica de ginastica localizada é mais comum pelas mulheres, porem nos últimos anos vem crescendo a procura pelo público masculino para realizar estas atividades.
A busca pela redução de peso e definição dos músculos são os principais responsáveis por esse aumento na procura.
Conhecer como funciona a ginastica localizada e quais são os seus benefícios é importante para sanar dúvidas e procurar o serviço certo para o seu objetivo.